Honda NC700X: moderna, econômica e muito bonita

Motocicleta da montadora japonesa acertou em cheio na proposta de oferecer um modelo de alta cilindrada, econômico e ágil para o uso urbano no dia a dia 

Texto: Johnny Inselsperger
Fotos: Osvaldo Furiatto Jr.

Geralmente, ao montar numa moto bicilíndrica de 669,6cm³ o primeiro desejo é ouvir o ronco do motor “gritando” na casa dos 9 mil giros para cima, mas aqui a brincadeira é diferente e o objetivo era tentar chegar perto do consumo conquistado pelo piloto da Honda em uma pista de teste: 34 km com apenas um litro de gasolina.

Durante 10 dias per-corri 1,5 mil quilôme-tros nos mais diferen-tes tipos de pisos e condições climáticas. Na verdade, não cheguei perto, mas fiquei muito satisfeito com a média geral de 27 quilômetros por litro. Fazendo uma análise, mesmo as monocilíndricas de 250cc e 300cc têm essa média de consumo no dia a dia.

Apesar do visual off-road, o modelo crossover foi concebido para ser ágil, prático, confortável e econômico para uso urbano diário. Nem por isso ela deixa de ser prazerosa de pilotar nas estradas.

Com uma concepção nova para motocicletas, trazida do carro Honda Fit, o motor da NC 700X gera potência máxima de 52,5 cv a 6.250 rpm, e torque máximo de 6,4 kgf.m a 4.750 rpm. Tudo isso com entrega da força de maneira suave e linear, que facilita muito nas manobras complicadas no trânsito pesado das cidades. Para melhorar ainda mais a redução no consumo de gasolina, a moto de seis velocidades tem a quinta overdrive e a sexta marcha em super overdrive. A velocidade atinge os 120km/h com apenas 3.000rpm.

Outra novidade que deixa a moto mais atraente, seja no cotidiano e mesmo as viagens, é o inteligente e versátil “porta-malas” que o modelo tem onde geralmente fica o tanque de combustível. Isso foi possível graças à inclinação de 55 graus do motor. Durante o teste consegui colocar um capacete de numeração 60 sem dificuldades.

O pequeno tanque de combustível, com capacidade de 14 litros, foi montado embaixo do assento. Apesar de parecer pouco, dá para percorrer quase 400 quilômetros sem parar para abastecer.

Com um visual moderno que chama a atenção, a Honda conseguiu um modelo que assimila bem as imperfeições dos diferentes pisos, como paralelepípedos, buracos e mesmo rodando na terra. O piloto fica ereto e confortável. Rodando na cidade mineira de São Thomé das Letras, não enfrentei nenhuma dificuldade nas imperfeitas ruas de pedra e terra. Na estrada, paradas mesmo só para tirar o formigamento do traseiro depois de mais de duas horas e meia rodando direto.

As longas suspensões na dianteira e traseira realizam bem o trabalho e mesmo com passageiro na garupa, em nenhum momento o impacto foi transmitido para o corpo.

Em um segmento de mercado que a NC 700X enfrenta cerca de cinco concorrentes, a alta tecnologia embarcada no modelo vai garantir uma boa fatia do mercado.

A grande arma da montadora japonesa para criar uma moto de alta cilindrada econômica foi limitar o giro do motor e aí entra uma forma diferente de pilotagem. Para uma condução mais esportiva, o piloto tem que manter um olho na pista e outro no belo conta-giros digital em barra no alto do painel. Tudo isso para evitar os inconvenientes cortes de potência quando o giro do motor atinge a faixa vermelha nos 6.500 rpm.

O câmbio é bem escalonado e tem trocas de marchas justas e suaves. O piloto que busca boa aceleração e retomadas não pode economizar nas trocas de marchas para manter sempre o motor cheio e com bom desempenho.

A boa ciclística da Honda NC 700X permite ao piloto realizar rápidas e precisas manobras no trânsito, como mudanças de direção e curvas. Os largos pneus da Bridgestone ajudam muito na execução das tarefas.

O modelo avaliado na reportagem não veio com os freios C-ABS, mesmo assim foram sempre seguros nas reduções de velocidade e paradas.

Quanto custa

O modelo 2012 da Honda NC 700X está disponível nas cores vermelha e branca, com preço sugerido de R$ 27.490 (standard) e R$ 29.990 (C-ABS).

1 Comment

  1. vanderlei

    muito boa, tem tudo q eu gosto.

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