Um show de novidades

Lançamentos que já estão nas ruas ou chegarão em breve, inclusive no Brasil, marcam o Salão de Detroit

Texto: Edimarcio Augusto Monteiro | Test Rider

O Salão do Automóvel de Detroit deu o start nos grandes eventos do ano,  apresentando muitas novidades, muitas as quais veremos nas ruas brasileiras. A exposição no Cobo Hall, que começou no dia 15 e termina no dia 24, tem lançamentos das principais marcas e conceitos que estão muito próximos de novos modelos de série, que passam longe de versões exóticas que muitas vezes marcam os protótipos. Confira as principais novidades:

Audi

Audi RS7 004.1A principal novidade no estande da Audi é o lançamento do RS7, versão esportiva do A7, equipada com motor biturbo 4.0 de 552 cv, que o leva aos 306 km/h. Também foi revelado o SQ5 a gasolina, que será lançado no mercado brasileiro até o final deste ano. Tem sob o capô um propulsor turbo V6 de 3.0 litros com injeção direta de combustível (TFSI), que desenvolve 354 cv de potência, faz 0-100 em 5,3 segundos e a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h.

Clique aqui e veja a galeria de fotos do Audi SQ5

Clique aqui e veja fotos e vídeo do RS7

Bentley

Bentley Continental GT Speed Conversível 007A britânica Bentley apresenta em Detroit o novo Continental GT Speed Conversível, que conta com o mesmo motor biturbo W12 de 6.0 litros do cupê, que entrega 625 cv de potência, 81,5 kgfm de torque e o impulsiona de 0 a 100 km /h em 4,4 segundos. A velocidade máxima é de 325 km/h. O câmbio é ZF de oito velocidades. É o conversível de quatro lugares mais rápido do mundo.

Clique aqui e veja a galeria de fotos do Bentley GT

BMW

BMW Z4 2013 085A BMW levou para o evento nos Estados Unidos o BMW Z4 reestilizado, que ganha nova versão de entrada. A sDrive18i tem motor biturbo 2.0 com 156 cv de potência, acoplado a um câmbio manual de seis velocidades ou automático de oito. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 8 segundos e atinge a velocidade máxima de 221 km/h. As mudanças estéticas no roadster foram sutis, marcadas pelo farol dianteiro de LED e novas rodas de liga leve de 17 e 18 polegadas. Ele divide as atenções do estande com o novo M6 Gran Coupé. Ele começará a ser vendido em maio nas versões cupê e conversível, sendo 113 milímetros mais comprido do que o M6 padrão. Ele tem um ar agressivo, com novo para-choque dianteiro, saias laterais, difusor traseiro em CFRP (plástico reforçado com fibra de carbono), rodas de liga leve de 20” e quatro saídas de escape. O motor é um biturbo V8 de 4.4 litros, que desenvolve 560 cv.

Clique aqui e veja a galeria de fotos do BMW Z4

Clique aqui e assista ao vídeo do BMW Z4

Clique aqui e veja a galeria de fotos e vídeo do BMW M6

Cadillac

Cadillac ELR 017A Cadillac divulgou o novo ELR. O cupê esportivo elétrico é inspirado no conceito Converj, revelado nesse mesmo evento em 2009. Ele é equipado com um motor de quatro cilindros que serve para recarregar as bateiras que alimentam os dois motores elétricos que impulsionar o modelo.

Clique aqui e veja fotos do Cadillac ELR

Chevrolet

2014 Chevrolet Corvette StingrayUm dos lançamentos mais esperado do ano nos Estados Unidos é a sétima geração do Chevrolet Corvette Stingray, revelada em Detroit.  O esportivo traz novo design, que muitos consideram o mais bonito do carro em seus 50 anos que se completam em 2013, motor e desempenho melhorado. O Vette ou C7 tem plataforma de alumínio, partes em fibra de carbono e o novo propulsor LT1, um V8 de 6.2 litros, com injeção direta de combustível, comando de válvulas continuamente variável e taxa de compressão de 11,5:1. Ele entrega 450 cv de potência e 62,1 kgfm de torque, levando o carro de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos. O câmbio é manual de sete velocidades, ou automático de seis, com opção de trocas sequenciais através de aletas no volante.

Acabou o segredo: o Chevrolet Tracker – ou Trax, dependendo do mercado onde estará presente – será comercializado no mercado brasileiro. A informação consta numa placa ao lado do modelo no Salão de Detroit. Até agora a Chevrolet brasileira desconversava sobre o novo SUV compacto e não confirmava sua vinda para o país. Entre os principais mercados países em que o utilitário esportivo estará vendido estão o Brasil, Argentina, Canadá, México e Coreia do Sul, sendo que ele será produzido nestes dois últimos. O Tracker será equipado com o mesmo motor do Cruze, o Ecotec 1.8 flex de 16 válvulas e chegará para concorrer principalmente com o Ford EcoSport, Renault Duster e o futuro Peugeot 2008.

Clique aqui e veja a galeria de fotos do Corvette

Clique aqui e veja a galeria de fotos Tracker

Honda

Honda Urban SUV Concept 007A montadora japonesa revelou o Urban SUV Concept , novo utilitário esportivo compacto baseado no chassi do Fit. Menor do que o CR-V, é a aposta da marca para competir com o Ford EcoSport, Renault Duster e Nissan Juke.

Clique aqui e veja fotos do Urban

 

Hyundai

Hyundai HCD-14A Hyundai revela o HCD-14 Genesis Concept , que antecipa a nova geração do Genesis.  O modelo de luxo é apresentado como um cupê e tem detalhes como a palavra Genesis gravada nos faróis.  O conceito tem tecnologias que podem ser incorporadas pelo modelo de série, como head-up display, com as principais informações do carro sendo projetadas no para-brisa.

Clique aqui e veja fotos do HCD-14

Infiniti

Infinit Q50 2014 006A caminho do Brasil, onde desembarcará em 2014, a Infiniti apresentou o novo Q50, a versão reestilização do Série G e que estreia a  nova nomenclatura da marca. O modelo ganha linhas mais esportivas, inspirada no conceito Essence, apresentado em 2009.   O interior também foi redesenhado, com nova tela multimídia de sensível ao toque (touch screen).  As opções de motorização vão do V6 3.5 de 296 até o híbrido V6 3.7 de 354 cv, com o motor elétrico sendo alimentado por uma bateria de íons de lítio. O câmbio é automático de sete velocidades.

Clique aqui e veja fotos do Infiniti Q50

Jeep

Jeep Grand Cherokee 2014 067A estrela no estande da Jeep é o Grand Cherokee 2014, que foi reestilizado e ganhou nova opção de motor diesel e câmbio automático de oito velocidades. O SUV ganhou uma nova frente, que o deixou mais robusto. trazendo ainda novos faróis  de bixenon com luzes diurnas de LED e para-choque redesenhado, com uma grande entrada de ar. O interior também foi redesenhado, com novo volante e alavanca de câmbio.  A versão top de linha Limited tem agora a opção de trazer sob o capô um motor turbodiesel V6 3.0 de 240 cv de potência.

Clique aqui e veja galeria de fotos do Grand Cherokee

Kia

Kia Cadenza 009A montadora lançou nos Estados Unidos o seu novo sedã top de linha, o Cadenza, que é comercializado na Coreia do Sul como K7. O modelo usa a mesma plataforma do Hyundai Azera, tem 4.965 milímetros de comprimento e 1.850 de largura. O sedã tem novo design e interior mais refinado e materiais de acabamento de melhor qualidade.

 

Lincoln

Jed LeceisterAudi Q3 WhiteblueA Lincoln que retomar o primeiro lugar nas vendas de carros de luxo no mercado norte-americano, posição que ocupava nos anos 1990. Uma dar peças nessa estratégia é o MKC, SUV apresentado como conceito, mas que dará origem a um modelo de série até o final deste ano. Ele é baseado no Ford Escape, mas tem linhas mais elegantes, interior mais refinado, maior distância entreeixos e será mais largo para aumentar o conforto dos ocupantes.

Clique aqui e veja a galeria de fotos do Lincoln MKC

Maserati

Maserati Quattroporte 055O Salão de Detroit marca a estreia do novo Maserati Quatroportte, que tem novo design, está e conta com novas opções de motor fornecidas pela Ferrari

Clique aqui e veja a reportagem completa do lançamento do Maserati Quatroportte

 

Mercedes-Benz

Mercedes-Benz E63 AMGA marca alemã reservou o lançamento da nova família Classe E. Os faróis de dupla parábola que marcaram o modelo foram substituídos por um par de faróis maiores. A grade dianteira também foi redesenhada, dando uma aparência mais leve ao carro. A versão de alto desempenho. A versão de alto desempenho, a E 63 AMG, tem um visual mais arrojado, desempenho melhorado e mudanças aerodinâmicas. O motor biturbo V8 de 5.5 litros foi retrabalhado e entrega mais 31 cv de potência, chegando aos 549 cv. O câmbio é automático de sete velocidades AMG SPEEDSHIFT, que transfere a força do motor para as rodas traseiras. O novo E 63 AMG faz 0-100 em 4,2 segundos  e chega aos 250 km/h de velocidade máxima.

Clique aqui e veja a galeria de fotos do Classe E Coupé e Cabriolet

Clique aqui e assista ao vídeo do novo Classe E

Clique aqui e veja a galeria de fotos do E63 AMG

MINI

MINI Paceman John Cooper Works 005O evento palco para a apresentação do MINI Paceman JCW, a versão mais quente co compato. Ele é alimentado por um motor turbo a gasolina de 1.6 litro, de 215 cv de potência, acoplado a um câmbio manual de seis velocidades. A tração na quatro rodas é item de série.

Clique aqui e veja fotos do Paceman

 

Nissan

Nissan Versa Note 027A Nissan o Versa Note, hatch global que substitui o Tiida para disputar vendas com o Ford Fiesta e Chevrolet Sonic. Por lá, o modelo é equipado com motor de 1.6 litro de 109 cv a 6.000 rpm, acoplado a câmbio manual de cinco velocidades ou automático CVT Xtronic. Ele é equipado com quatro microcâmeras externas que permitem ter uma visão de 360 graus ao redor do carro, com as imagens sendo transmitidas para uma tela multimídia sensível ao toque (touch screen) de 5,8 polegadas instaladas no painel central, que também incorpora o sistema de navegação.

Clique aqui e veja a galeria de fotos e vídeo do Versa Note

Porsche

porsche-cayenne-turbo-lightA Porsche lança, em Detroit, o Cayenne Turbo S, o modelo mais potente do SUV. Ele faz 0-100 em 4,5 segundos e atinge os 284 km/h de velocidade máxima. O modelo é impulsionado por um motor V8 de 4.8 litros, o mesmo presente no Panamera Turbo S, que ganha aumento de pressão no turbo e nova regulagem eletrônica do motor, com a potência aumentado 42 cv em relação do Cayenne Turbo, chegando aos 584 cv. Ele conta ainda com tração nas quatro rodas, e amortecedores a ar inteligentes com controle ativo e barras estabilizadora hidráulicas. Na parte estéticas, as mudanças são sutis, como faróis escurecidos, rodas de 21” e espelhos retrovisores redesenhados. No interior, os detalhes de acabamento são em fibra de carbono.

Clique aqui e veja fotos e vídeo do Cayenne

Toyota

Toyota Furia Concept 001A Toyota revelou o Furia Concept, que antecipa a futura geração do Corolla. O protótipo apresenta linhas esportivas e várias partes em fibra de carbono, como difusores, aerofólio e molduras dos espelhos retrovisores. Ele tem 4.610 milímetros de comprimento, 1.806 de largura, 1.425 de altura e distância entreeixos de 2.700 mm. Os faróis estreitos e o para-brisa inclinado  dão um ar elegante ao sedã.

Clique aqui e veja fotos e vídeo do Furia Concept

Volkswagen

Volkswagen CrossBlue Concept 005A Volkswagen apresenta, em Detroit, o conceito CrossBlue, que antecipa um novo SUV de sete lugares. O modelo quase 5 metros comprimento, com o protótipo tendo seis lugares, com três fileiras de banco. Ele é híbrido, associando um motor turbodiesel e dois elétricos,O outro modelo foi o Passat Performance,  que tem motor turbo 1.8 com injeção direta de combustível (TSI), de quatro cilindros, que entrega 250 cv de potência e suspensão esportiva e. O câmbio é automático de seis velocidades. As mudanças no visual foram sutis, como novas rodas de 19 polegadas, saída dupla de escape, faróis bixenon e molduras dos espelhos retrovisores em fibra de carbono.

Clique aqui e veja fotos do CrossBlue

Acura

NSX ConceptA Acura, divisão de carros premium da Honda, apresenta a versão atualizada do NSX Concept  em Detroit. O interior sofreu algumas modificações leves e, pela primeira vez, é mostrado o interior do esportivo previsto para ser lançado em 2015. A parte interna tem como destaque o acabamento em fibra de carbono. O carro será produzido na fábrica da Honda em Ohio, nos Estados Unidos, e será um modelo híbrido, associando um motor V6 a gasolina e dois elétricos, com o conjunto entregando cerca de 400 cv, contando com tração integral.

Clique aqui e veja a galeria de fotos do NSX

Ford

Ford Atlas Concept 047O Ford Atlas Concept revela as linha da futura geração da F-150, o veículo mais vendido no mercado norte-americano. A picape está equipado com tecnologia de ponta, como sistema Start&Stop  para reduzir o consumo, sistema aerodinâmico e estribos que se recolhem quando veículo está em movimento. Ela é impulsionado por uma “próxima geração” do motor EcoBoost, a linha de propulsores menores associados a um turbocompressor. A cabine e a caçamba são iluminadas por LED. A nova F-150 está prevista para estrear no próximo ano. A linha foi lançada há 36 anos.

Clique aqui e veja a galeria de fotos do Atlas

Lexus

Lexus IS 2014 038A Lexus apresenta, em Detroit, a nova geração do IS. O sedã premium apresenta novo design, inspirada pelo conceito LF-CC, equipamentos e terá duas opções de motor a gasolina e uma versão híbrida. A versão esportiva IS 250 F-Sport passa a ter um visual diferente do modelo padrão, com frente própria, saias laterais e novo interior. O carro também ficou maior, com um ganho de 70 milímetros na distância entreeixos, garantindo maior conforto para os ocupantes.

Clique aqui e veja a galeria de fotos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *