BMW Série 3 GT: O melhor de três mundos

Série 3 GT chega para reunir um carro as vantagens do sedã, de uma perua e design de um cupê

Edimarcio Augusto Monteiro | Test Rider

A BMW revelou o novo modelo da Série 3, o Gran Turismo, a primeira nova variante da gama desde 1993, quando foi apresentado o Compact, que teve vida curta. O modelo é mais largo e comprido do que o modelo padrão, procurando reunir as caraterísticas de linhas diferentes. De acordo com a marca bávara, o carro tem a dinâmica do sedã, o design esportivo de um cupê e a praticidade de uma perua. Pode parecer um exagero de marketing, mas os números mostram que há uma dose de razão.

O carro tem 4.824 milímetros de comprimento, 1.828mm de largura, 1.489 de altura e 2.920 de distância entreeixos. Dessa forma, o Série 3 GT é 200mm mais comprido, 17mm mais largo, 79mm mais alto e tem 110mm a mais de entreeixos do que o Série 3 Touring. Para efeito de comparação, o novo modelo oferece 70mm a mais de espaço para as pernas dos passageiros traseiros do que um Série 5 sedã. A capacidade do porta-malas é de 520 litros. É apenas 40 litros a mais do que o Série 3 normal, mas é um ganho de 100 litros em relação ao crossover X1 e fica perto do que oferece um X3, 560 litros. O banco traseiro pode ter várias configurações. Quando completamente rebatido, a capacidade de carga chega a
1.600 litros.

Motores e tecnologia

A BMW fez o lançamento oficial do Série 3 GT no Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça, realizado de 7 a 17 de março.. No mercado europeu, ele terá cinco opções de motores. A versão de entrada é a 320i GT, equipado com um motor a gasolina de 2.0 litros, quatro cilindros, que entrega 184 cavalos de potência a 5.000 rpm e 27,53 kgf.m de torque já a partir de 1.250 rpm. O 335i é o top de linha, com um 3.0 turbo, de seis cilindros, que despeja 306 cavalos a 5.800 rotações e 40,79 kgf.m de torque disponíveis a partir de 1.200 rpm. Ele acelera da inércia aos 100 km/h em 5,7 segundos e tem a velocidade limitada eletronicamente a 250 km/h. O câmbio de série em todas as versões é manual de seis marchas, com o automático de oito velocidades sendo oferecido como opcional.

O Série 3 GT conta com muita tecnologia embarcada. Ele é o primeiro veículo da BMW a ter aerofólio ativo, que é acionado a partir de 110 km/h para melhorar a estabilidade. O modelo compartilha o mesmo painel de instrumentos do novo Série 3 e traz o head-up display – as principais informações do carro são projetadas diretamente no para-brisas.

O novo modelo guarda semelhanças de design com o modelo no qual é inspirado, mas detalhes lhe dão identidade própria. Entre eles estão a grade frontal maior, para-choque redesenhado, faróis maiores e capô com contornos mais suaves.

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1 Comment

  1. LEANDRO BAENA

    ADOREI O CARRO ! TENHO RECEIO EM RELAÇÃO A ASSALTOS E OS CUSTOS DE MANUTENÇÃO. MAS FICOU DEMAIS ! PARABÉNS PELA MATÉRIA !

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