Kawasaki lança a street fighter Z800

Após três meses da apresentação na Europa, modelo começa ser fabricado em Manaus

Texto: Johnny Inselsperger | Test Rider
Fotos: Osvaldo Furiatto Jr.

A Kawasaki do Brasil acabou de lançar a street fighter Z800, que será a sucessora da Z750, que, em 2009, foi o primeiro modelo de quatro cilindros da empresa produzido fora do Japão e agora terá a produção encerrada.

Mostrando a força do mercado brasileiro, a naked começou a ser produzida na unidade da Kawasaki em Manaus (AM) apenas três meses após o lançamento do modelo na Europa.
Segundo o gerente de Planejamento da marca no Brasil, Ricardo Suzuki, a Z750 era o segundo modelo mais vendido no Brasil, perdendo apenas para a Ninja 250, que também foi substituída pela Ninja 300 no final do ano passado.

Segundo o chefe do departamento técnico da Kawasaki, Alex Noé, apesar de ser a substituta da Z750, o novo modelo Z800 é uma moto completamente nova. “É difícil achar alguma coisa originária da Z750.”

No visual, a moto ganhou novos espelhos com desenho que melhora a visão de quem vem atrás, sem enxergar tanto o próprio ombro.

A Z800 ganhou um novo desenho do farol. “Deixou o modelo mais bravo. Uma fera sem coleira”, brinca Noé.

Outras novidades são os piscas que foram fixados mais baixos. Os pneus, apesar das mesmas dimensões, ganharam novos desenhos. Já as luzes acesas da lanterna traseira formam a letra Z.
O painel também é completamente novo em comparação com a Z750. Ele é todo digital e o que chama a atenção é o conta-giros que o piloto pode optar por um dos três modos de exibição.

O escapamento ganhou mais curvas e um novo desenho da ponteira. A parte central do foi retirada. Ele ficou mais curto, chegando na metade da roda traseira. Isso faz o peso da moto ficar mais concentrado na frente, baixando o centro de gravidade, o que, segundo a Kawasaki, vai melhorar o controle da moto.

O assento ficou mais estreito para facilitar na hora de colocar os pés no chão. A distância entre o assento e o chão é de 834mm. O tanque ficou um litro menor que sua antecessora, com capacidade para 17 litros e ganhou um novo desenho com duas abas protetoras que deixam a Z800 mais “musculosa”.

Motor

O motor passou de 748 cm³ para 806 cm³, ou seja, ganhou 58 cm³. “Em qualquer faixa de rotação o torque e a potência são maiores”, afirma Noé. O motor de quatro cilindros e refrigeração líquida desenvolve potência máxima de 113 cavalos a 10.200 rpm contra os 106 cavalos da Z750. O torque máximo da nova street fighter é de 8.5kgf.m a 8.000 rpm, contra 8.0 kgf.m a 8.300 da Z750.

A coroa passou de 43 dentes para 45 dentes, melhorando o torque em baixas e médias rotações.

Outras novidades

O quadro de aço da Kawasaki Z800 ganhou uma longarina que deixa o chassi mais rígido. O reforço também tem o objetivo de melhorar o controle da moto.

A Z800 tem transmissão por corrente e câmbio de 6 velocidades. Os freios tem disco duplo de 300mm, pinça dupla com duplo pistão na dianteira. Na traseira, o disco único de 250mm com pinça e pistão simples.

Segundo Noé, na frente foi mantida a mesma suspensão da Z750 e a traseira ganhou um reservatório de gás.

A moto estará disponível nas cores verde, branca e preta com preço sugerido pelo fabricantes de R$ 35.990 para o modelo Standard e R$ 38.990 com ABS.

2 Comments

  1. Jose Aizenberg

    Boa noite, gostaria de saber qual o preço da Z800 com Abs e também se já tem consórcio para a referida moto . Onde poderei vê-la e efetuar o teste drive.

    Obrigado

    • edimarciomon

      Bom dia!

      A moto está disponível nas cores verde, branca e preta com preço sugerido pelo fabricantes de R$ 35.990 para o modelo Standard e R$ 38.990 com ABS. O modelo está disponível no consórcio da fábrica. No link abaixo, você encontrará um simulador de parcelas de todos os modelos do site oficial da Kawasaki. No caso específico da Z800, pode ser de 36 vezes, com parcelas de R$ R$ 1.323,27, até 100 vezes, com valor de R$ 516,47.

      http://www.consorciokawasakibrasil.com.br/produto/26/ninja-300/

      Esperamos ter ajudado e obrigado por visitar o site!

      Equipe Test Rider

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