O ‘baby’ da Mercedes

Novo CLA chegará ao Brasil no segundo semestre e até pode ser produzido aqui

Edimarcio Augusto Monteiro | Test Rider

A Mercedes-Benz entra um novo segmento com o lançamento do CLA, seu novo sedã de entrada baseado na nova geração do hatch Classe A, posicionado um degrau abaixo do C 180. Na realidade, trata-se de um cupê de quatro portas. Ele foi apresentado nos Estados Unidos e Alemanha, mas ficou de fora do Salão de Detroit, em janeiro. O lançamento perante o público foi feito na Semana da Moda da Mercedes em Berlim. O modelo desembarcará no Brasil no segundo semestre. Há até a possibilidade do modelo ser produzido por aqui. A Mercedes confirma o interesse de voltar a fabricar um carro no Brasil, mas desconversa quanto ao modelo. Atualmente, o CLA é produzido apenas na planta de Kecskemét, na Hungria.

Ele tem 4.630 milímetros de comprimento, 1.770 mm de largura e 1.438 de altura. A distância entreeixos é de 2.700mm, 600mm a menos do que o Classe C. O carro tem um design moderno, esportivo e aerodinâmico, com coeficiente aerodinâmico de 0,22, um dos mais baixos do mundo. Ele é a versão de série do Style Coupe Concept, apresentado no ano passado. É para atrair um público mais jovem e agregar novos clientes para a marca, sem abrir mão de alguma sofisticação.

O interior tem opções de acabamento em madeira e alumínio, com todas as versões contando com uma tela multimídia de 5,8 polegadas no painel. No mercado europeu, o sedã começará a ser vendido em quatro versões: CLA 180, com motor de 122 cv; CLA 200, 156 cv; CLA 250, 211 cv; e CLA 220 uma com propulsor diesel, de 170 cv.

Tecnologia

O CLA também conta com uma tecnologia de ponta, como o novo sistema de tração integral da mar-ca, a 4MATIC, e o de prevenção de acidentes, ASSIST. Ele utiliza radares para detectar obstáculos à frente e alerta o motorista através de alertas sonoros e visuais, além de preparar o sistema de frenagem para uso, entrando em funcionamento assim que o pé encosta no pedal, calculando a força ideal para evitar o acidente. Um item de série presente em todas as versões é a Start&Stpop, que desliga automaticamente o motor quando o veículo está parado. Para ligar, basta pisar no acelerador ou freio. O GPS oferece informação em tempo real do trânsito baseada na web, procura on-line de destinos e display de mapas 3D.

O baixo coeficiente aerodinâmico é obtido pelo design avançado, que, além de garantir uma imagem esportiva, contribui para reduzir o consumo de combustível ao oferecer menor resistência a passagem do ar. A frente é marcada pela grade com um novo desenho, que lembra pequenos diamantes. Visto de lado, o CLA tem três linhas proeminentes, que lhe dão um ar atlético. O teto inclinado também lhe dá um aspecto de cupê. A aparência moderna também foi levada para o interior, com o painel de instrumentos incorporando cinco aberturas redondas.

Mercedes-Benz CLA 250 Edition 1, (C117), 2012Clique aqui e veja
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