Porsche 911 é quase um cinquentão

Porsche prepara uma série de eventos para celebrar o aniversário do carismático esportivo

Edimarcio Augusto Monteiro | Test Rider

O Porsche 911 está prestes a se tornar um cinquentão. Em setembro, um dos esportivos mais famosos e carismáticos irá completar 50 anos. Ele foi apresentado no Salão do Automóvel de Frankfurt de 1963 como 901, adotando o nome que carrega até hoje quando entrou em produção no ano seguinte. Ele surgiu com a ajuda de uma interveção francesa. A Peugeot alegou que tinha os direitos dos nomes de veículos formados por três algarismos e um zero no meio. A solução encontrada pela montadora alemã foi trocar um número, criando o 911, que tem um espaço especial na história dos automóveis.

O substituto do Porsche 356 foi um sucesso imediato. Desde o seu lançamento, cerca de 820 mil unidades foram produzidas, com o 911 conseguindo algo raro nos dias de hoje. Mesmo estando em sua sétima geração, lançada no final de 2011, o esportivo mantém sua identidade única. O carro passou pela evolução natural ao longo de quase meio século, mas mantém traços que remetem ao primeiro modelo. Novas variantes do modelo sugiram nesse período, como o Carrera, Turbo, RSR, mas todas seguem as mesmas linhas básicas.

O projeto do 911 começou a nascer em 1959 nas pranchetas de Ferdinand Alexander, o Butzi, na época com apenas 24 anos, neto do fundador da marca, Ferdinand Porsche. Ele fez os esboços de um esportivo 2+2 lugares com dois faróis circulares, uma característica do 356. O projeto foi amadurecendo até que em 1962 ganhou suas linhas definitivas. Até hoje, o banco traseiro é pró-forma, pois quase não tem espaço para passageiros, a não ser que sejam crianças pequenas. O primeiro carro tinha um motor de 1.991 cm³ de cilindrada com dois carburadores Solex, com 130 cavalos de potência e 17,8 kgf.m de torque. O propulsor o levava de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e aos 210 km/h de velocidade máxima, um desempenho surpreendente para a época.

Comemoração

A Porsche prepara uma série de eventos para marcar o aniversário do 911. O primeiro deles será realizado este mês. É o 2013 Retro Classic Stuttgart, um evento reunindo várias gerações do esportivo. Quatro modelos terão destaque especial, como os primeiros 911 Turbo, o conceito 911 Cabriolet apresentado em 1981, o 911 GT1 Straßenversion de 1997 e a pré-série Type 754-T7.

Um exemplar do 911 de 1967 irá percorrer o mundo, participando de vários eventos nos cinco continentes, como o Festival de Velocidade de Goodwood, na Inglaterra, e o Pebble Beach Concours d’Elegance, nos Estados Unidos. Entre 4 de junho e 29 de setembro, o Museu da Porsche em Stuttgart, na Alemanha, vai sediar a exposição “50 anos do Porsche 911”. Para encerrar as comemorações – e como não poderia ser diferente – será lançada uma série especial de aniversário. A apresentação será no Salão de Frankfurt, em setembro, onde o esportivo apareceu pela primeira vez diante do público.

Porsche 911 50 anos 019Clique aqui
e veja a
galeria de fotos
do Porsche 911

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *