Honda Gold Wing: A rainha das estradas

Honda Gold Wing está cada vez melhor. Além da sofisticação, modelo tem harmonia entre potência, conforto e tecnologia

Texto: Johnny Inselsperger | Test Rider
Fotos: Osvaldo Furiatto Jr.

Honda GL 1800 Gold WingA Honda Gold Wing 2012 ganhou novo design, bagageiros maiores e um novo sistema de som, sem perder a característica de ser uma moto bem equilibrada tanto parada, quanto rodando. A GL 1800 consegue proporcionar ao piloto a harmonia entre potência, conforto e muita tecnologia.

Ao sentar na moto, juntando a enorme quantidade de botões, luzes indicadoras, acionamentos nos manetes e os relógios no painel, a primeira impressão é de que existe uma grande aeronave para ser pilotada. Com tanta sofisticação, antes de sair é importante ter uma aula para aproveitar melhor todos os recursos. Ainda com a moto no cavalete, apenas acionando os botões, o piloto ajusta a suspensão traseira em uma das 26 posições, sendo que duas podem ser gravadas na memória. Na sequência, o ajuste da altura dos faróis e do para-brisa.

A partida é suave e na marcha lenta quase não se escuta o funcionamento do motor. Mas basta acelerar para ouvir a música, ou melhor, o ronco produzido pelos seis cilindros contrapostos com 12 válvulas (duas por cilindro). O motor tem refrigeração líquida e gera potência máxima de 118 cv a 5.500 rpm e torque máximo de 17 kgf.m a 4.000 rpm.

Depois de alguns quilômetros rodando e apreciando o funcionamento da máquina e o som que sai do duplo escapamento, lembro que andar com a Gold Wing e não ouvir música é praticamente um pecado.

Afinal, o modelo 2012 ganhou potência com 80 watts por canal. Com seis alto-falantes estrategicamente colocados, piloto e garupa escutam as músicas com nitidez, mesmo em altas velocidades. Para escolher o que deseja ouvir o piloto pode escolher entre as entradas para iPod, iPhone e USB ou programar na memória a sintonia de 12 estações de rádio AM/FM. O sistema ainda tem compensador de volume e silenciador automáticos. No começo é um pouco
estranho, mas na estrada é bem interessante.

Com óleo do motor, tanque cheio, garupa e todas as malas ocupadas, o peso do conjunto pode passar de meia tonelada, mas a pequena distância entre o assento e o chão, que é de apenas 740 mm, torna tudo bem seguro quando a moto está parada. Já rodando, a ciclística é excelente e deixa o modelo fácil de pilotar, ainda mais para percorrer longas distâncias.

Design

Olhando de frente, os faróis ganharam máscara negra que deixaram a Gold Wing com uma cara mais “nervosa”. A carenagem lateral tem a cor prata e estrutura que reduz o deslocamento do ar na parte inferior do motociclista, reduzindo o calor emitido para as pernas.

Os bagageiros laterais também ganharam novos desenhos com uma perfeita integração com a moto. Além disso, aumentaram de tamanho em relação ao modelo anterior de 147 para 150 litros sem comprometer a estabilidade e a aderência da moto. Se rodar com ela por aí já chama a atenção, ima-ginem no momento em que você para e abre o bagageiro traseiro com o controle remoto do alarme.
Segurança

A Gold Wing transmite muita segurança para o piloto o tempo todo, ainda mais sabendo que possui airbag frontal, mas achei melhor não testar.

Único modelo de motocicleta a contar com as bolsas de ar inflável para motos, o sistema fica posicionado a frente do piloto e evita que o corpo seja lançado contra o para-brisa em caso de acidente.

Para acionar as bolsas no caso de uma batida de frente, a moto tem quatro sensores no garfo dianteiro que detectam as mudanças de aceleração.

A GL 1800 vem equipada com os freios ABS (antitravamento), que evita o travamento das rodas e o avançado Dual CBS, que divide a força da frenagem entre as rodas tanto nos acionamentos do pedal, quanto do manete de freio. Na frente tem dois discos flutuantes de 296 mm e um de 316 mm na traseira, todos com cáliper de três pistões.

Conforto

Além de todo conforto gerado pelas suspensões da moto, pela força do motor e pela posição de pilotagem, a Gold Wing vem com dois enormes e confortáveis bancos. Ambos ainda possuem apoio lombar e a garupa ainda fica em um nível mais alto com um eficiente encosto e plataforma para apoio dos pés.

Importada do Japão, a Gold Wing GL 1800 2012 está disponível nas cores preta e branca perolizada, com preço público sugerido de R$ 92.000,00, com base no Estado de São Paulo e garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.

Agradecimentos a modelo Adilene Daliê, da L’ Agence Modelos, a produção de moda e maquiagem Nelcy Tocco e ao Bar Kaliper’s, de Indaiatuba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *