Kawasaki lança ZX-6R 636: mais forte e confortável

Apenas seis meses após lançamento na Europa, modelo será montado em Manaus e chega em abril

Texto: Johnny Inselsperger | Test Rider
Fotos: Osvaldo Furiatto Jr.

A Kawasaki apresentou a Ninja ZX-6R 636 2013, que irá substituir a ZX-6R. Segundo a fabricante, as maiores novidades são a força e as modificações que deixaram a superesportiva mais confortável e fácil para controlar no trânsito urbano.

A decisão de aumentar a potência e deixar a ZX-6R 636 mais confortável foi baseada na pesquisa apontando que 90% dos compradores das motocicletas superesportivas de 600 cm³ utilizam no trânsito urbano, nas estradas e, eventualmente, em track days (apenas 10% adquirem os modelos para correr em circuitos fechados).

O modelo está R$ 3 mil mais caro que sua antecessora, saltando de R$ 46.990 para R$ 49.990 ou ainda R$ 52.990 com ABS (freios antiravamento). Mas esse aumento é justificado pelas novidades tecnológicas que o novo modelo ganhou.

No visual, as mudanças ocorreram no spoiler que foi redesenhado, o tanque que ficou mais estreito e próximo do banco, novo desenho do escapamento, sistema de freio e a carenagem.

Olhando de frente a bolha e os piscas ganharam novos formatos. Além disso, o farol e a carenagem foram redesenhados. A rabeta ganhou novo desenho e a suspensão também é nova.

O ganho de 37 cm³ do motor – pulou de 599 cm³ para 636 cm³ – ocorreu graças ao curso mais longo do pistão. A nova Ninja desenvolve 137 cavalos de potência, contra 128 cavalos do modelo anterior. A ZX-6R 636 tem as quatro saídas do escapamento interligadas que ren-dem melhores respostas em baixas e médias rotações, como ocorre quando está circulando na cidade.

O quadro sofreu ajustes e o ângulo da bengala está mais em pé para melhorar o controle da moto no trânsito. Tanto as suspensões dianteira e traseira também tiveram modificações e ficaram mais longas para deixar a superesportiva mais confortável.

O modelo com ABS ganhou o KIBS (Kawasaki Intelligent Anti-Lock Brake System), similar ao utilizado na ZX-10R, que gera mais precisão e confiabilidade em pisos molhados. Agora é aguardar para ver como o modelo se comporta nas ruas e estradas. A Kawasaki ZX-6R 636 2013 estará nas concessionárias em abril nas cores verde e branca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *