Mercedes A45 AMG vs Audi S3

mercedesxaudi

Modelos de alto desempenho travam guerra de potência na disputa pelos compradores

Texto: Edimarcio Augusto Monteiro | Test Rider

As alemãs Audi e Mercedes-Benz travaram uma batalha de números envolvendo dois lançamentos este mês. Primeiro, a Audi divulgou o S3 Sportback com o motor 2.0 turbo mais avançado que já construiu, com 300 cavalos. Depois, a Mercedes retrucou e revelou o A45 AMG com um 2.0 turbo de quatro cilindros, que entrega 360 cv e 45,89 kgf.m de torque, o propulsor com essa configuração produzido em série mais poderoso do mundo. Lembrado que os dois modelos são concorrentes diretos.

O A45 AMG é a versão mais radical da nova geração hatch. O câmbio é automático de sete velocidades, além de ter tração nas quatro rodas com o sistema 4MATIC. O pacote aerodinâmico do esportivo inclui aerofólio, saias laterais, difusor traseiro e spoiler dianteiro. O modelo tem detalhes em fibra de carbono, como nas molduras dos espelhos retrovisores e no acabamento interno.

O modelo vai da inércia ao 100 km/h em 4,6 segundos e a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h. O carro tem suspensão esportiva regulável e sistema de frenagem de alto desempenho.

O rival

A segunda geração do Audi S3 Sportback tem motor de 2.0 litros turbo, de quatro cilindros, com injeção direta de combustível (TFSI), de 300 cv de potência, 35 cv a mais do que o modelo anterior. O torque é de 38,71 kgf.m entre 1.800 e 5.500 rpm. A Audi apresenta o propulsor como sendo o mais avançado de quatro cilindros que já produziu. A força é transmitida para as rodas traseiras por um câmbio manual de seis velocidades. A montadora aumentou o uso de alumínio na produção do hatch esportivo, o que reduz o peso final em 70 quilos, ficando em 1.445 quilos. Com isso, a relação peso/potência é de 4,82kg/cv.

O S3 Sportback faz 0-100 em 5,5 segundos, tempo que cai para 5 segundos cravados com a transmissão automática S-tronic de seis marchas de dupla embreagem, com opção de trocas através de aletas no volante e sistema de controle de tração sob forte aceleração. A velocidade é limitada eletronicamente a 250 km/h. O modelo passa a usar a plataforma modular MQB e tem algumas mudanças em suas dimensões. O eixo dianteiro foi colocado 52 milímetros mais à frente em relação à primeira versão lançada em 2008, o que permitiu instalar o motor mais inclinado e melhorar a distribuição de peso. O hatch também é 255m mais baixo, calçando rodas de 18” com pneus 225/40. Outra novidade são os discos de freio maiores, com discos de 340 mm na frente. O freio de estacionamento passa a ser eletromecânico operado por um botão no console central, em substituição ao freio de mão tradicional.

Clique aqui e veja galeria de fotos e vídeo do A45 AMG

Clique aqui e veja galeria de fotos e vídeo do S3 Sportback

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *