Honda PCX 150 alia preço e tecnologia

Honda lança scooter por R$ 7.990: desliga o motor após três segundos em marcha lente e tem overdrive

Texto: Johnny Inselsperger | Test Rider
Fotos: Osvaldo Furiatto Jr.

Depois de ser anunciado em dezembro do ano passado, a Honda acaba de apresentar o scooter PCX 150 2014. A Test Rider acompanhou e teve a oportunidade de experimentar essa máquina revolucionária, que utiliza pela primeira vez em motos o sistema start-stop, que desliga o motor após três segundos em marcha lenta. Mas as armas da Honda para conquistar o mercado vão mais longe e a montadora sugere o preço de R$ 7.990 para o modelo.

Durante a avaliação, foi sempre interessante perceber como é o funcionamento do sistema Idilling Stop System, que desliga o moto. Para colocar o PCX 150 2014 em movimento, basta acionar o acelerador que o scooter arranca de imediato e mostra força e potência.

Outra novidade tecnológica é o ESP (Enhanced Power Smart). Quando o piloto estabiliza e mantém a velocidade, o sistema alonga a relação e cai o giro do motor, mantendo a velocidade e economizando combustível, como ocorre nos veículos com overdrive. A Honda não fala em consumo, mas afirma que os dois sistemas permitem uma economia média de 5% de combustível.

O motor CVT – transmissão automática sem trocas de marchas – tem 153 cm³ e desenvolve 13,6 cv a 8.500 rpm, e torque máximo de 1,41 kgf.m a 5.250 giros. Durante a avaliação, o PCX 150 mostrou força e potência suficientes para ter agilidade no trânsito e pequenos percursos em estradas já que é limitado eletronicamente em 120km/h..

Outra tecnologia que agrega mais segurança ao modelo é o CBS (Combined Brake System), onde ao acionar o freio traseiro, uma parte da força de frenagem é distribuída automaticamente para o disco de freio da roda dianteira, aumentando a eficiência na hora de reduzir a velocidade ou parar, principalmente em situações de emergência. Mas o PCX 150 também poderia ter sido equipado com disco na traseira, ao invés do freio a tambor.

É preciso rodar um pouco mais para ver o comportamento do scooter no trânsito urbano congestionado, mas a primeira impressão foi de um veículo equilibrado. O guidão alto e a posição do piloto deixam a condução do novo modelo da Honda confortável e fácil para realizar manobras e mudanças de direção.

O motor tem funcionamento suave graças aos balancins roletados no comando de válvulas e a refrigeração líquida. O PCX 150 2014 utiliza o sistema de injeção eletrônica de combustível. O tanque tem capacidade para 5,9 litros.

Como na maioria dos scooters, ele possui espaço para um capacete e mais alguns objetos embaixo do banco, além de um porta objetos na parte frontal. Um amplo conjunto ótico deixa o PCX 150 com uma aparência ainda maior e com visual moderno.

Durante o teste foi possível perceber que o assento é confortável para o piloto e ainda possui um pequeno encosto lombar. Na traseira, vem com um suporte integrado, que é ideal para colocar um baú.

Diferente do scooter Lead, também da Honda, o PCX 150 tem dois amortecedores na traseira, que se mostraram bem eficientes, mesmo em trechos com asfalto irregular. Parte da conforto também é resul-tado das rodas maiores, de 14”.

Um botão ao lado da chave de ignição abre a tampa do tanque e destrava o assento para ter acesso ao compartimento de objetos. O novo scooter está previsto para chegar às concessionárias no final de maio, nas cores vermelha e branca.

1 Comment

  1. agostinho felismino de oliveira

    comprei uma HONDA PCX estou muito contente pelo desempenho que ela esta proporcionado pois eu sou um dos chegados a motos hidramaticas mas gostaria que mandassem capacetes que represente propaganda da pcx no sistema aberto pois eu quero comprar um mandem no meu nome agostinho felismino de oliveira rua goiania n 51 conjunto marex cep 66617120 bairo de val -de-cães belem para fone 32490396 obrigado pelo lançamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *