Nova BMW R 1200 GS também é segura nas ruas e estradas

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Modelo 2013 da Big Trail tem todas as qualidades para ter prazer e segurança em todos os terrenos

Texto: Johnny Inselsperger | Test Rider
Fotos: Cláudia Ramos

Depois de ter ficado impressionado com o desempenho e a segurança da nova BMW R 1200 GS durante o lançamento, no autódromo de Interlagos, a grande dúvida era saber como seria seu comportamento nas ruas e estradas.

A oportunidade surgiu durante um passeio de motos promovido pela concessionária Eurobike, entre as cidades de Ribeirão Preto e Capitólio, em Minas Gerais. A experiência foi ainda melhor, pois tive a oportunidade de rodar mais de 450 quilômetros com garupa e estradas com os mais variados tipos de pisos.

Logo na saída, um trecho de cidade e a R 1200 GS mostrou um bom comportamento, com entrega de potência linear e facilidade nas mudanças de direção, que demonstraram uma excelente ciclística.

O restante da viagem foi por estradas paulistas e mineiras, que muitas vezes cortam pelo meio das cidades. A eficiência dos freios ficou comprovada quando um cachorro atravessou a pista na minha frente. Mesmo com garupa a resposta imediata e precisa do ABS evitou um acidente.

A quantidade de lombadas nas estradas mineiras também serviu para mostrar que a suspensão é segura e ainda transmite muito conforto para piloto e garupa.

Na chegada, alguns trechos com ruas de cascalho e subidas íngremes foram superadas sem nenhuma dificuldade. Força no motor e equilíbrio no conjunto garantiram toda a segurança e prazer do passeio.

O nome é o mesmo, mas basta olhar para ver que a nova BMW R 1200 GS é uma moto completamente diferente de sua antecessora.

Diferenças

O nome é o mesmo, mas basta olhar para ver que a nova BMW R 1200 GS 2013 é uma moto completamente diferente de sua antecessora.

Mas as diferenças não foram apenas visuais e ficaram mais evidentes durante as avaliações em autódromo, estradas e ruas. Basta ligar a moto para perceber que o ronco é novo e ficou mais encorpado e atraente, demonstrando que a R 1200 GS está mais forte.

Uma das novidades mais atraentes são os cinco módulos de condução (três para pista e dois para fora de estrada), que fizeram toda a diferença. No modo Rain, a entrega de potência menor e uma maior atuação do controle de tração deixaram a moto bem comportada e segura, ideal para chuva e pisos escorregadios.

Na mudança para o Road, a R 1200 GS já mostrou um comportamento mais esperto e ideal para condução na cidade. Já bem adaptado à motocicleta e a pista, hora de colocar no módulo Dynamic, onde a força e desempenho a deixam esportiva e incorporada ao espírito de pilotar nas estradas ou mesmo autódromos.

Outra mudança que mudou o funcionamento do motor, que ficou com o funcionamento mais suave, foi a adoção do sistema de refrigeração líquida, que também utiliza ar. O eixo-cardã mudou de lado, e também colabora diretamente na suavidade do conjunto da moto.

Os assentos, além de muito confortáveis, tem três ajustes de altura para o piloto e dois para a garupa. Isso ajuda muito os apaixonados pela moto que não tem muita altura e enfrentam dificuldade na hora de segurar ela parada.

Visual

A nova BMW R 1200 GS ganhou um novo desenho e recursos no conjunto ótico, que continua assimétrico, confirmando sua identidade e o para-brisa tem ajuste com as mãos.

O novo painel traz computador de bordo repleto de informações e a versão premium vem preparada para GPS.

O modelo é importado da Alemanha e equipado com novo motor boxer de dois cilindros com refrigeração líquida e a ar de 1.170 cm³, que desenvolve 125 cavalos a 7.750 rpm, câmbio de seis marchas e acelerador eletrônico.

A nova BMW R 1200 GS já está disponível nas cores azul, branca, preta e vermelha. O modelo Sport custa R$ 73,4 mil e o Premium sai por R$ 83,9 mil.

A BMW R 1200 GS utilizada na viagem foi cedida pela concessionária Eurobike

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