Volvo V40: de olho na esportividade e na segurança

Volvo V40 2014 foto 007

Volvo V40 chega com design moderno e título de carro mais seguro do mundo 

Texto: Edimarcio Augusto Monteiro | Test Rider

A Volvo lança no mercado brasileiro o V40, que chega para ocupar a lacuna deixada pelo C30, que saiu de linha. O hatch premium quer pegar o consumidor pela esportividade e pela segurança.

O modelo tem linha modernas, com fortes vincos no capô. A traseira chama a atenção pelas lanternas que descem pela coluna e avançam pela lateral. A porta também tem uma grande área envidraçada, herança do C30, mas é mais baixa e permite uma visão melhor nas manobras.

O hatch foi apresentado no Salão de Genebra de 2012 e desembarca apenas com motor turbo de 2.0 litros, cinco cilindros, que desenvolve 180 cavalos de potência a 5.000 rpm e 30,6 kgf.m de torque entre 2.700 e 4.000 giros e três níveis de equipamentos, com preço a partir de R$ 115.950. O câmbio é automático Geartronic de seis velocidades, com opção de trocas manuais na alavanca. Ele vai da inércia aos 100 km/h em 8,7 segundos e tem a velocidade limitada eletronicamente a 250 km/h.
Segurança
O V40 chega recheado de tecnologia e equipamentos de segurança. Ele é equipado com painel de instrumentos digital com três configurações, direção elétrica com três níveis de assistência, sistema de áudio com oito alto falantes, bancos e volante de couro; sensores de estacionamento traseiro, de chuva e crepuscular, piloto automático, sistema keyless e roda de liga leve de 17 polegadas.

O carro tem como itens de série sete airbags, freios ABS (antitravamento), sistemas de proteção contra impactos laterais, controle de tração e estabilidade. Como opcional, ele tem aibarg para pedestre, sendo o primeiro carro do mundo a contar com esse dispositivo. Em caso de atropelamento, uma bolsa de ar é aberta sobre o motor, minimizando o impacto com o veículo. O sistema é acionado em caso de impacto em velocidade de até 50 km/h.

O equipamento garantiu ao V40 o título de carro mais seguro mundo, que foi dado pelo EURO NCAP, instituto de segurança veicular europeu. O carro contará também com detector de pedestres, aviso de mudança de faixa, assistente de estacionamento e sistema digital de leitura de placas de sinalização.

Veja a lista do que há em cada pacote opcional:

Sport: teto solar panorâmico, faróis de xênon adaptativos e rodas de liga leve de 18 polegadas.
High Tech: GPS integrado ao painel, leitor de DVD, câmera de ré e assistente de estacionamento (Park Assist).
Safety: detecção de ponto cego, piloto automático adaptativo, alerta ao condutor, detecção de pedestres, leitura de placas de sinalização, assistente de mudança de faixa, alerta de tráfego lateral e airbag externo para pedestres.

Volvo V40 2013
Clique aqui e veja
a galeria completa
de fotos e vídeo

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *