ABS pode reduzir 37% das mortes envolvendo motos

A adoção de sistema de freio ABS (antitravamento) em motocicletas poderia reduzir o número de mortes de motociclistas no trânsito brasileiro. A advertência é do Cesvi (Centro de Experimentação de Segurança Viária (Cesvi), apontado que um estudo feito pelo Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), órgão de segurança veicular e viária mantido pelas seguradoras norte-americanas, aponta que o equipamento pode diminuir em 37% os acidentes fatais. Além disso, proporciona uma redução de 23% no número de colisões.

O ABS (sigla para Anti-lock Braking System) evita o travamento das rodas durante a frenagem permitindo ao motociclista manter o controle sobre o veículo, dando a oportunidade de mudar a sua direção. Além disso, o sistema reduz a distância necessária para parar a moto. Em uma frenagem a 100 km/h, de acordo com o Cesvi, a diminuição é de 9 metros, o que pode ajudar a salvar vidas. Com um sistema de freios convencional, a motor precisa de até 58,5 metros para parar. Com o ABS, a distância cai para 49,5 metros.

MINORIA
Vários modelos de motos nacionais e importadas comercializadas no Brasil já são equipados com ABS como item de série ou opcional, mas o sistema ainda é pouco adotado. Segundo levantamento feito pelo Cesvi, apenas 17% das motos vendidas contam com o sistema antitravamento. Mesmo assim o equipamento está disponível para modelos acima de 250 cilindradas, que representam apenas 13% do total das vendas.

É um dado importante se levarmos em consideração que o número de mortes em acidentes  com motos no Brasil aumentou 263,5% em 10 anos, de acordo com o Ministério da Saúde. Os dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) mostram que 11.268 motociclistas morreram em 2011, contra 3.100 em 2011, sendo os números mais recentes disponíveis.

OBRIGATÓRIO
“O consumidor vai perceber o benefício e cobrará o uso do dispositivo também nas motos. Por isso, informações como as elaboradas por este estudo almejam orientar os consumidores na hora da compra, oferecendo a ele dados de qualidade e que colaborem para a proteção de seu bem maior, que é a vida”, disse Almir Fernandes, diretor executivo do Cesvi.

O uso do ABS passará a ser obrigatório nos automóveis novos nacionais e importados no Brasil a partir de janeiro, juntamente com o airbag duplo frontal (para motorista e passageiro). Já para as motocicletas, a utilização do sistema antitravamento e do colete ou jaqueta com airbag ainda está em discussão.

Já na Europa, todas as motocicletas terão que ser obrigatoriamente equipadas com ABS a partir de 2016. O vídeo abaixo, feito pela Bosch do Brasil, ajuda a entender bem a importância do freio com ABS.

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