New Fiesta Sedan está de volta

Modelo chega com novo design, mas continua sendo importado do México 

Texto: Edimarcio Augusto Monteiro | Test Rider

Ford New Fiesta Sedan 2014

Fora do mercado brasileiro desde o ano passado, a Ford volta a comercializar o New Fiesta Sedan. O modelo chega reestilizado, seguindo o padrão global da marca, mas continua sendo importado do México, enquanto o hatch é produzido na planta de São Bernardo do Campo (SP) desde abril. A mudança visual é marcada pela nova grade dianteira, apelidada de “bocão”, presente também no Fusion. Vincos percorrem toda a lateral do carro para dar a sensação de rapidez, de acordo com a marca.

O New Fiesta Sedan chega para disputar o chamado segmento dos sedãs compactos premium, elegendo o Honda City como seu principal rival. Com preço a partir de R$ 49.990 – contra os R$ 50.990 do concorrente -, o modelo tem como itens de série ar-condicionado digital, direção elétrica, vidros elétricos, freios ABS (antitravamento), duplo airbag dianteiro, controles eletrônicos de estabilidade e tração e central multimídia com comando de voz Sync.

Motores
Todas as versões do Fiesta Sedan são equipadas com motor bicombustível Sigma de 1.6 litro, que entrega 130 cavalos de potência quando abastecido com etanol e 125 cv com gasolina, o mesmo que equipa o hatch e também o EcoSport. Ele conta com o sistema de partida a frio, que dispensa o tanquinho de gasolina para os dias mais frios. Quando necessário, ele aquece o etanol para evitar problemas. O motor Sigma tem ainda duplo comando de válvulas variável, o que melhora as respostas.

O câmbio pode ser manual de cinco velocidades ou automatizado (Powershift). A versão PowerShift faz 7,9 km/l com etanol e 11,4 km/l com gasolina na cidade, de acordo com aferição feita pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Na estrada, roda 9,9 km/l com etanol e 13,9 km/l com gasolina. Na versão manual, seu consumo é de 8,0 km/l com etanol e 11,2 km/l com gasolina na cidade, e de 9,7 km/l com etanol e 14,1 km/l com gasolina na estrada.

Clique na imagem e veja galeria de fotos e vídeo

Clique na imagem e veja galeria de fotos e vídeo

O sedã vai da inércia aos 100 km/h em 12,1 segundos e atinge os 190 km/h de velocidade máxima. A versão top de linha Titanium oferece sete airbags, bancos e volante revestidos em couro, rodas de liga leve de 16 polegadas, controle de cruzeiro, sensor de estacionamento traseiro, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis e acabamento interno diferenciado.

Preços
A Ford revelou que não tem planos de produzir o New Fiesta Sedan no Brasil. A montadora espera que o modelo reestilizado repita o mesmo volume de vendas da geração anterior, que é inferior ao do hatch, que vendeu seis mil unidades no último mês. O baixo volume não justificaria a fabricação do modelo de três volumes, de acordo com a fabricante.

Os preços sugeridos do Fiesta Sedan são:
– Manual: R$ 49.990
– Powersfhit : R$ 53.640
– Titanium manual: R$ 55.340
– Titanium Powershift: R$ 58.990

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *