Pirelli lança primeiro radial para motos street fabricado no Brasil

Lançamento pneu Pirelli Diablo Rosso II

Texto: Johnny Inselsperger | Test Rider
Fotos: Osvaldo Furiatto Jr.

A Pirelli apresentou nesta terça-feira (13) o Diablo Rosso II, primeiro pneu radial fabricado no Brasil para o segmento de motocicletas street de média cilindrada de 250cc e 300cc.

São seis tamanhos diferentes, sendo dois para dianteira e quatro para traseira, para motocicletas naked e carenada que passam a oferecer melhor performance, maior vida útil e segurança, principalmente em piso molhado.

A experimentação do novo pneu da Pirelli ocorreu com uma Ninja 300, no autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu. A novidade agradou durante a avaliação. Nos quase 17 quilômetros percorridos, os pneus proporcionaram boa dirigibilidade e segurança, além de um belo design que deu ainda mais cara de esportividade a moto.

E a pista foi mesmo o local certo para testar a novidade, afinal, a tecnologia aplicada no Diablo Rosso II foi tirada de motos de alta cilindrada e do Campeonato Mundial de Superbike.

A Pirelli investiu até agora R$ 3 milhões no desenvolvimento, que ocorreu em uma parceria entre o Brasil e a Itália e está em fase de homologação junto aos fabricantes de motos. Os novos pneus são direcionados para motociclistas que utilizam a motocicleta no dia a dia e também nos finais de semana e planejam adquirir motos de maior cilindrada.

“O produto (pneu) reúne rendimento quilométrico, dirigibilidade, segurança e design. É uma mudança de conceito e tecnologia, onde a nova estrutura radial permite maior estabilidade, conforto e aderência, onde a área de contato do pneu com o solo está mais uniforme em toda extensão da banda de rodagem em todas as fases de inclinação”, explica Marcelo Natalini, diretor de negócios para motocicletas na América Latina da Pirelli.

Diferente da carcaça convencional, o pneu radial deforma menos nas curvas, o que aumenta a precisão na manobra, além de absorver melhor as irregularidades do solo.

Segundo a Pirelli, os novos Diablo Rosso II vão custar cerca de 10% mais caros que os modelos atuais. Por outro lado, a vida útil será 20% maior, ou seja, no fim das contas, o consumidor ainda vai economizar com os novos modelos. Aliás, a Pirelli vai manter a produção dos pneus diagonais.

Medidas disponíveis

  • 100/80 R 17 M/C 52H TL (R) DIABLO ROSSO II Dianteiro
  • 110/70 R 17 M/C 54H TL (R) DIABLO ROSSO II Dianteiro
  • 130/70 R 17 M/C 62H TL (R) DIABLO ROSSO II Traseiro
  • 140/60 R 17 M/C 63H TL (R) DIABLO ROSSO II Traseiro
  • 140/70 R 17 M/C 66H TL (R) DIABLO ROSSO II Traseiro
  • 150/60 R 17 M/C 66H TL (R) DIABLO ROSSO II Traseiro

Conheça as diferenças entre os pneus diagonal e radial

Diagonal Radial
pneu-diagonalO pneu é chamado diagonal ou convencional quando a carcaça é composta de lonas sobrepostas e cruzadas umas em relação às outras. Os cordonéis que compõem essas lonas são de fibras têxteis. Neste tipo de construção, os flancos são solidários à banda de rodagem. Quando o pneu roda, cada flexão dos flancos é transmitida à banda de rodagem, conformando-a ao solo. pneu-radialNo pneu radial, os fios da carcaça estão dispostos em arcos perpendiculares ao plano de rodagem e orientados em direção ao centro do pneu. A estabilidade no piso é obtida através de uma cinta composta de lonas sobrepostas. Por ser uma carcaça única, não existe fricção entre lonas – apenas flexão -, o que e evita a elevação da temperatura interna do pneu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *