KTM lança 1ª moto com controle de estabilidade (fotos e vídeo)

A KTM 1190 Adventure ganha controle de estabilidade na linha 2014, sendo a primeira moto a ter o equipamento, que tem funcionamento similar ao dos carros. Desenvolvido pela Bosch, o Motorcycle Stability Control (MSC) faz os freios ABS (antitravamento) e o controle de tração trabalharem em conjunto para ajudar o piloto a não perder o controle do veículo. Sensores avaliam a aceleração, força de frenagem, ângulo moto e outras variáveis para auxiliar o motociclista.

O acionamento dos freios passa a ser em conjunto independente de acionar o dianteiro ou traseiro, com o sistema analisando qual o melhor nível de força para cada eixo e repartindo a força automaticamente. O MSC atua também sobre o controle de tração, impedindo as rodas de derraparem em frenagens, mesmo em curvas.

A fabricante austríaca alerta que o novo equipamento aumenta a segurança, mas não há como ir contra as leis da Física, não conseguindo evitar tombos. A 1190 Adventure continua com o mesmo motor biclíndrico de 152 cavalos de potência e 12,74 kgf.m de torque. O modelo 2014 começará a ser vendido no início de dezembro na Europa, com o preço de 13.995 euros para versão Standard (R$ 41,5 mil) e 15.495 euros para a esportiva R (R$ 45,9 mil.).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *