BMW M3 e M4 Coupe terão motor de 6 cilindros de 430 cv

A BMW revelou hoje os primeiros detalhes dos próximos M3 e M4 Coupe. Eles serão equipados com um novo motor biturbo de seis cilindros, de 3.0 litros, com injeção direta de combustível, que entrega 430 cavalos de potência a 7.500 rpm e “muito mais” do que 51 kgf.m de torque. O propulsor, batizado de S55 B30, tem o corpo de alumínio e foi recentemente desenvolvido para substituir o V8 4.0 aspirado naturalmente, que deixa de ser usado após seis anos de serviços prestado à divisão M.

O novo bloco é o de menor capacidade a ser usado pelo M3 desde a sua primeira geração em 1991, que usava um 2.3 liros de quatro cilindros. De acordo com a BMW, apesar da perda de dois cilindros e de 25% em sua capacidade, o propulsor entrega 10 cv a mais do que o antecessor graças um processo de indução de combustível que proporciona melhores níveis de eficiência de combustão e que já foi patenteado. O S55 também desenvolve 16 cv a mais por litro do que o biturbo V8 4.4 usado pelo M6 e M5, que acaba de passar por um facelift.

Entre as mudanças técnicas no novo motor está um novo design para dar maior ridgidez e cilindros revestidos para reduzir o peso. O virabrequim também é mais leve. Segundo a montadora bávara, o novo bloco tem “um pouco menos de 1.500 quilos”. No caso do M4 Coupe, que terá partes da carroceria em fibra de carbono, a relação peso/potência será melhor do que os 266 cv por tonelada do M3 Coupe, que saiu de linha. Em termos de desempenho, novo modelo fará 0-100 km/h abaixo dos 4,8 segundos do modelo que subsituirá. A velocidade máxima será limitada a 250 km/h. A BMW avalia ainda a produção de uma versão ainda mais leve, com algo em torno de 1.400 quilos, ressuscitando a versão CSL. Os novos M3 e M4 Coupe serão lançado no Salão de Detroit, em janeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *