Nissan revela versão final de carro de corrida elétrico (fotos e vídeo)

Nissan ZEOD RC Electric Race Car 003 destaque

A Nissan revelou hoje (17) os detalhes do Zeod RC, carro de corrida elétrico que disputará as 24 Horas de Le Mans em 2014. Ele deverá o primeiro carro 100% elétrico a completar uma volta completa na tradicional prova. De acordo com a montadora japonesa, o carro é capaz de atingir mais de 298 km/h (185 mph) e é mais rápido do que um carro convencional que disputa as categorias LMGTE e Super FT. O Zeod será pilotado pelo campeão de GT1 Michael Krumm e Lucas Ordonez, que estão participando do desenvolvimento do modelo.

O modelo fez uma primeira aparição na corrida de Le Mans deste ano, mas depois passou por mudanças, com alterações na aerodinâmica e tem novas entradas de ar. A Nissan usará o Zeod para desenvolver novas tecnologias para serem usadas em carros de endurance (provas de resistência) da categoria LMP1.

De acordo com a montadora, a tecnologia do Zeod foi desenvolvida a partir do Leaf Nismo RC, incluindo o sistema de frenagem regenerativa. A cada 11 voltas em um circuito, a energia armazenada a partir da geração pelo sistema de freios garante uma volta completa. A Nissan aponta que o carro pode ter dois motores elétricos ou contar com modo híbrido, equipado com um motor turbo de 1.6 litro de cerca de 304 cavalos. A transmissão é sequencial de cinco velocidades. Segundo o diretor de Inovação em Motorsport da Nissan, Ben Bowlby, o Zeod usa uma tecnologia “nunca vista antes em Le Mans”. O carro fará sua primeira aparição em público na última etapa do Campeonato Mundial de Endurance, que será disputada em Fuji, no Japão, no domingo (20).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *