Audi Supersport R10, uma moto que chama a atenção (fotos e vídeo)

A Audi é conhecida por seus carros, mas aqui está a sua primeira motocicleta. A Supersport 10R é Audi Motorrad Supersport 10R 025 destaqueuma monoposto com motor de quatro cilindros de 999cc, mas que não foi projetada pelos engenheiros da marca das quatro argolas. Ela leva a assinatura de Alexander Wolf, de 22 anos, que a criou como trabalho de conclusão de curso de Desenho Industrial da Universidade de Palermo, na Itália.

A bela moto existe apenas no papel e nos desenhos tridimensionais em computador feitos com o 3ds Max. Um modelo em escala real, que aparece nas fotos, foi feito para a apresentação do projeto, ficando fácil imaginar que faria sucesso como o primeiro produto da Audi Motorrad. A inspiração de Wolf veio com recente aquisição da italiana Ducati pela montadora italiana.

União de forças
Segundo o designer industrial recém-formado, “a Audi vai usar seu conhecimento em conjunto com os da Ducati. Ela  iria competir em segmentos diferentes. Basta lembrar  que o Grupo Volkswagen usa as mesmas plataformas para várias marcas que possui.”

A Supersport 10R foi concebida para ganhar forma com tecnologia última geração. O quadro é tubular de treliça feito com alumínio e magnésio para garantir baixo peso. O design tem coeficiente aerodinâmico (Cx) de apenas 1,33, que, aliado à leveza, contribuirá para a alta performance. A Audi Motorrad Supersport 10R 024 destaquesuspensão dianteira é de competição da Öhlins, com amortecedores invertidos.

Na traseira, a suspensão é monobraço com amortecedor TTX também da Öhlins. Pensando em um desempenho de fazer cai o queixo, Wolf lançou mão de um eficiente sistema de frenagem Brembo para segurar toda a impetuosidade da moto. Ele usa disco duplo na dianteira e simples na traseira.

Painel digital
A moto-conceito tem rodas de 17 polegadas, calçadas com pneus 120/70 R 17 na frente e 200/55 R17 arás. Ela tem escapamento da Akrapovic. Os faróis diurnos e a lanterna traseira são de LED. O painel é todo digital, com velocímetro, conta-giros, marcador de marcha, computador de bordo e outras funções. Para desenvolver carenagem, o designer buscou inspiração nos carros da fabricante alemã. Feita a apresentação, fica a sugestão de Wolf para a Audi.

1 Comment

  1. João

    As luzes led não seriam como estão representadas mas por linhas que é dos melhores efeitos visuais que a audi coloca nos seus carros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *