2014 começa com aumento de IPI e airbag e ABS obrigatórios

A partir desta quarta-feira (1º), entra em vigor o aumento do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) para os automóveis, juntamente com a obrigatoriedade de airbag duplo frontal e freios ABS (antitravamento) para todos os carros  produzidos este ano. A estimativa do Ministério da Fazenda é que os modelos populares tenham uma alta de 4% a 8% com a inclusão dos novos equipamentos, o que representa uma diferença no preço entre R$ 1 mil e R$ 1,5 mil.

Quanto ao IPI, um novo aumento já está marcado para 1º de julho de 2014, o que representa outro reajuste nos preços dos automóveis. Na verdade, o governo está recompondo o imposto antes da redução, medida adotada no início de 2012 para estimular as vendas de automóveis no País e aquecer a economia. Veja como ficam as novas alíquotas para os carros:

  • 1.0 – Passa de 2% para  3%. A partir de 1º de julho, haverá outro aumento, retornando ao patamar de 7%, alíquota que vigorava antes do início da redução
  • Entre 1.0 e 2.0 – Sobe e 7% para 9%. Em julho, chega aos 11%. No caso dos veículos movidos apenas a gasolina, a alíquota passou de 8% pra 10% e subirá para 13% daqui a seis meses.
  • Veículos utilitários – O IPI passa de 2% para 3%. Em julho, passará para 8%. No caso de uso para transporte de carga, a variação é a mesma agora, mas a alíquota será de 4% em julho.
  • Caminhões – O IPI continua de 0%.

Renault Clio produção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *