Volkswagen up! quer ser o novo Fusca

Volkswagen up! 2015 012 destaque

A Volkswagen revelou nesta segunda-feira (27) fotos e detalhes do novo up!, compacto de entrada da marca no país que substitui o Gol G4. Ele chega para buscar repetir o sucesso do Fusca e ser Volkswagen up! 2015 003 destaquelíder de mercado. O modelo foi personalizado para o Brasil e é maior do que a versão europeia. Ele tem 6,5 centímetros a mais no comprimento, com o porta-malas ganhando mais 64 litros de capacidade, chegando aos 285 litros, enquanto o tanque de combustível é de 50 litros, 15 a mais do que o primo europeu. O up! nacional em 3,6 metros de comprimento, 1,91 de largura (com espelhos) e 2,42 metros de distância entreeixos, com capacidade para cinco pessoas. Além, disso ele tem 2 cm a mais de distância livre do solo.

O up! competirá com modelos como Fiat Uno, Chevrolet Onix, o novo Ford Ka que está a caminho e outros. Os preços serão divulgados no próximo dia 5 de fevereiro, quando será feito o lançamento oficial, mas deverá ficar R$ 25 mil e R$ 37 mil. Para reduzir custos ficar competitivo no Brasil, o modelo brasileiro perde a tampa traseira de vidro presente na versão europeia. O compacto estará disponível em seis versões, todas equipadas com motor de 1.0 litro de três cilindros, que entrega 82 cavalos de potência e 10,4 kgf.m de torque com etanol, ou 75 cv e 9,7 kgf.m quando abastecido com gasolina.

O câmbio é manual de cinco velocidade, o mesmo conjunto que equipa o Fox BlueMotion. De acordo com a Volkswagen, o compacto vai da inércia aos 100 km/h em 12,4 segundos com etanol e em 12,6 com gasolina. O carro tem como item de série em todos os modelos o banco do motorista com regulagem de altura, abertura elétrica do porta-malas e os assentos dianteiros tem o encosto de cabeça integrado. Os vidros traseiros elétricos não serão oferecidos e nenhum nível de acabamento. Há ainda uma versão com câmbio automatizado, que passou por teste de consumo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), mas amontadora não divulgou dados sobre esse modelo.

Veja as versões

Take up!: É a versão de entrada. O carro tem como item de série em todos os modelos o banco do motorista com regulagem de altura e abertura elétrica do porta-malas. Para ter um ar mais esportivo, os assentos dianteiros tem o encosto de cabeça integrado. Direção hidráulica, saias laterais e spoiler traseiro entram como opcionais.

Move up!: A opção deverá responder por 30% das vendas, na avaliação da montadora. Traz computador de bordo com 10 funções, o sistema s.a.v.e no porta-malas e três encostos de cabeça Volkswagen up! 2015 005 destaquepara os ocupantes da traseira. As rodas são de aço de 14 polegadas, com calotas, e as maçanetas são na cor do carro. Entram na lista de acessórios,revestimento dos bancos em couro sintético, aquecimento, ar-condicionado,  direção elétrica, vidro dianteiro  e travas elétricas, rodas de liga leve de 14 polegadas, faróis de neblina, sistema de navegação, sensor de estacionamento e ajuste de altura da direção.

High up!: A versão intermediária traz os itens já mencionados e inclui direção elétrica é item de série, sensor de estacionamento, faróis de neblina, alarme remoto e chave  do tipo canivete. As rodas são de liga leve de 15” e o painel central é colorido de acordo com a tonalidade do cor.

White,  Red, Black up!: São as versões top de linha e trazem quase todos os itens como de série, com exceção do sistema de entretenimento “maps and more” (mapa e mais, em inglês) e revestimento em couro sintético. As rodas de liga leve de 15” têm desenho exclusivo. Elas de diferem entre si pela própria cor que o nomes indicam – branco, vermelho e preto.

Marcando presença

O up! será lançado em fevereiro com boas credenciais de segurança e eficiência, conseguindo nota máxima. De acordo com os dados do Programa  de Etiquetagem Veicular 2014 do Inmetro, o novo compacto faz a média de 9,1 km/l de etanol na cidade e de 9,9 km/l na estrada. Com gasolina no tanque, o consumo urbano é de 13,2 km/l e o rodoviário, 14,3 km/l.  O Inmetro classificou o carro com a nota A, a mais alta.

No quesito segurança, o up! também teve e anota máxima – cinco estrelas –para adultos, de acordo com os testes feitos pelo Latin NCap. Quando o assunto é criança, a nota é três estrelas. Mas é bom lembrar que a unidade usada no crash test foi enviada pela Volkswagen da fábrica de Taubaté (SP), onde o modelo é produzido, a pedido da marca. Como o Latin NCap costuma avaliar carros comprados  em concessionárias, o órgão não descarta fazer uma nova avaliação no futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *