Galeria Yamaha lança Crosser 150: design, conforto e economia

Modelo SportUtility foi desenvolvido exclusivamente para o Brasil

 

Texto:Johnny Inselsperger
Fotos: Divulgação
 

Para provar que entrou definitivamente na briga nas motos de 150cc, a Yamaha acaba de lançar a Crosser 150 na versão básica E e a mais requintada ED. O modelo SportUtility vem com o sistema Blueflex que pode ser abastecido com etanol, gasolina ou os dois juntos. A proposta da fabricante japonesa é oferecer uma moto com conforto, agilidade e economia no trânsito urbano. O modelo foi desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro em parceria entre os engenheiros japoneses e brasileiros da Yamaha.

Se a primeira impressão é a que marca, a Croosser tem tudo para fazer muito sucesso. De frente, o bico de pato integrado ao compacto farol e uma capa sobre o painel dão uma identidade marcante e esportiva ao modelo. O tanque de combustível de 12 litros tem tampa integrada, é alto e passa uma imagem de robustez. As carenagens do tanque têm entradas de ar que além de reforçar a preocupação com o design também melhoram a aerodinâmica.

O gerente de marketing Ricardo Tedesco explica que o grafismo transmite jovialidade, ousadia e esportividade. O bagageiro vem de fábrica com alças de apoio em alumínio, com capacidade de carga de 7 kg.

E se a proposta é modernidade com esportividade é no painel onde essa característica pode ser facilmente percebida. O conta-giros analógico está integrado ao visor LCD com velocímetro, um importante indicador de marchas, marcador de combustível, velocímetro, hodômetro parcial e total.

Conforto

Durante as primeiras impressões ao rodar com o modelo, o conforto é o que chama mais a atenção. O corpo fica em posição bastante confortável com o tronco ereto. Braços em posição ideal para assimilar buracos e ruas esburacadas e as pernas pouco flexionadas e juntas ao tanque.

Outro ponto muito forte responsável pelo conforto da Crosser e o sistema de monoamortecimento na suspensão traseira, que além de absorver melhor os impactos que o convencional com dois amortecedores, também melhora a estabilidade e o controle da moto.

O paralama baixo, rente a roda dianteira confirma a vocação urbana da Crosser. Por outro lado, segundo o fabricante reduz trepidações e melhora a segurança, além de proteger a área de deslizamento do garfo dianteiro de impacto de pedras e outros estilhaços. O banco tem dois níveis e a espuma é confortável. A garupa fica mais elevada e não precisa ficar pendendo a cabeça – e as vezes até o corpo – para enxergar o que esta acontecendo na frente. A diferença de altura das cabeças também evita o choque entre os capacetes de piloto e garupa. Além disso, a parte do banco junto ao tanque é mais estreita e facilita na hora de colocar os pés no chão. A altura do assento ao solo é de 836mm.

O escapamento foi inspirado em modelos de alta cilindrada da Yamaha em posição bem angulada.

A versão ED traz ainda um ajuste com duas posições do guidão para ser ajustado conforme a altura do piloto e vem equipado com freio a disco na dianteira. A versão E tem freio com tambor nas duas rodas.

O aro de 19” com pneu de uso misto 90/90 da roda dianteira tem a função de facilitar o controle da moto e permitir trafegar com segurança na terra. O curso da suspensão tem generosos 180mm. Na traseira, a Crosser vem com aro 17” e pneu 110/90 e curso de 150mm, que juntos proporcionaram muito conforto na avaliação feita no kartódromo.

Desempenho

As primeiras avaliações ocorreram em uma pista de kart e o motor monocilíndrico com injeção eletrônica e refrigeração a ar mostrou fôlego e condições de elevar a adrenalina do piloto. São 149,3cm³ que desenvolvem 12,2cv e torque de 1,28kgm.f com gasolina e 12,4cv e 1,29kgm.f com álcool. A embreagem leve e o câmbio com 5 velocidades possibilitam engates rápidos e precisos. A Crosser é leve. Seu peso seco (sem óleo e gasolina) é de apenas 120 quilos.

O sistema Yamaha Ram Air Cooling System (YRCS) potencializa a refrigeração do sistema de ignição e do motor de 150cc, melhora o desempenho da motocicleta.

A Yamaha Crosser 150 está prevista para chegar nas concessionárias a partir de abri nas cores branca, laranja e cinza grafite. A versão básica (E) tem preço sugerido de R$ 9.050,00 + frete e a ED por R$ 9.350,00 + frete.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *