Peugeot anuncia que lançará carro movido a ar em 2 anos

A Peugeot anunciou nesta segunda-feira (17) que dentro de dois anos lançará o primeiro carro com a inovadora tecnologia Hybrid Air. O sistema associa um motor a gasolina de 1.0 de três cilindros e outro movido a ar comprimido. O Peugeot 2008 será o primeiro veículo a ser equipado com esse conjunto, chegando ao mercado como ano 2016. Depois, a tecnologia será estendida para outros modelos.

O sistema é formado por um motor a gasolina, acoplado a uma transmissão cíclica feita sob medida, auxiliado por um motor hidráulico alimentado por ar comprimido. O tanque de ar é colocado por baixo do carro ao lado do sistema de escapamento. Usando sistema de recuperação de energia de frenagem, uma bomba hidráulica pode alimentar o tanque com ar.

O carro pode andar com gasolina, ar ou a combinação dos dois. O motor hidráulico somente pode ser utilizado no trânsito urbano, por curtas distâncias, sendo automaticamente acionado abaixo de  69 km/h. Segundo a PSA, o consumo de combustível é reduzido em 45%  em relação a um motor convencional de potência equivalente. A nova tecnologia ainda está em desenvolvimento, mas o grupo francês considera ser viável para carros compactos associada com motor a gasolina entre 82 e 110 cv.

Outros motores

O sistema Hybrid Air faz parte de três novos motores da montadora francesa. Dois deles serão apresentados já no Salão de Genebra, em março, e serão usados pelo novo Peugeot 108. Ele será equipado com um motor de três cilindros 1.0 naturalmente aspirado, com 69 cavalos de potência, associado a um câmbio automatizado de cinco marchas. Terá ainda uma de 1.2 litro turbo de 130 cv e 17,33 kgf.m de torque a partir de apenas 1.750 rpm. O novo 108 começará a ser vendido em julho na Europa. A fabricante também apresentará um novo moto diesel BlueDHi para o 308 e 508.

Peugeot Hybid Air Chassi

Peugeot 108 2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *