Volvo usa imãs para manter o carro no lugar certo (vídeo)

A Volvo concluiu uma pesquisa que usa imã nas estradas para ajudar os carros autônomos a ficarem na posição correta. Um dos pontos cruciais nos veículos que dispensam a ação do motorista é o posicionamento confiável. Para a montadora sueca, os imãs são mais eficientes do que câmeras e GPS usados no sistema convencional, pois não são afetados por obstáculos físicos e más condições climáticas. O princípio é simples: os imãs criam uma “estrada” magnética invisível, com o veículo seguindo essa trilha.

“Nós testamos a tecnologia em várias velocidades e os resultados até agora são promissores”, disse Jonas Ekmark, responsável pela Segurança Preventiva da Volvo. A fabricante irá realizar um teste piloto com 100 carros autônomos em vias públicas em condições de uso diário ao redor da cidade de Gotemburgo.

Os testes até agora foram feito em um trecho de 100 metros no centro de testes da marca. Imãs com 40×15 mm foram instalados a 200 mm abaixo da superfície da via e os carros foram equipados com vários sensores de campos magnéticos. A Volvo não divulgou dados sobre o custo para implantar o projeto na prática.

Volvo usa imãs para manter o carrop no lugar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *