Yamaha lança o Tricity, seu 1º scooter de 3 rodas (galeria de fotos e vídeo)

Yamaha Tricity 2015 040 destaque

O veículo é um moto global e busca oferecer a dirigibilidade de uma moto com mais estabilidade

Edimarcio Augusto Monteiro
edimarcio@testrider.com.br

A Yamaha lançou oficialmente nesta terça-feira o Tricity 2015, seu primeiro scooter de três rodas. O veículo global começará a ser vendido a partir de abril na Tailândia, onde é produzido. Ele será lançado até o final do ano no Japão e na Europa. O preço ainda não foi divulgado, mas chegará aos países do Velho Continente custando menos de 4 mil euros (cerca de R$ 12,8 mil).  Ele é equipado com motor monocilíndrico de 125 cc, de quatro tempos, que desenvolve 11 cavalos de potência e 1,1 kgf.m de torque. A refrigeração é líquida, e o câmbio é do tipo CVT, simula marchasYamaha Tricity 2015 037 destaque continuamente variáveis.  O veículo foi antecipado como conceito apresentado no Salão de Milão, na Itália, em novembro de 2013.

O scooter mede 1,90 metro de comprimento, 73,5 cm de largura e 1,21 m de altura, O peso é de 152 quilos, com o tanque de combustível tendo capacidade para 6,6 litros. Ele tem suspensão independente para cada uma das rodas dianteiras, o que permite que o veículo se incline nas curvas. É um novo sistema batizado pela fabricante japonesa de Leaning Multi Wheeler (LMW).

Para melhorar a dirigibilidade e o equilíbrio, o peso é dividido em 50% para cada eixo, tecnologia usada na MotoGP. Também colabora para isso o tanque de combustível posicionado o mais próximo possível do centro de gravidade do scooter. De acordo com a Yamaha, o objetivo é oferecer o comportamento de condução de uma motocicleta, mas com mais estabilidade proporcionada pelas três rodas.

Tecnologia

O Tricity foi feito para ter agilidade no trânsito urbano, com uma aceleração vigorosa. Para isso, o Yamaha Tricity 2015 032 destaquecilindro é produzido por um processo de fundição da liga de alumínio e silício, que ajuda a distribuir melhor o calor. Além disso, o scooter tem injeção eletrônica de combustível, o que permite em uma boa mistura de ar e combustível, resultando em um melhor desempenho, de acordo com Yamaha.

A suspensão dianteira é do tipo cantiveler telescópica hidráulica telescópico com duas hastes, uma para cada roda, com curso máximo de 90 mm. As rodas de alumínio são de 14 polegadas na dianteira e de 12” na traseira. Uma carnagem frontal ajuda a proteger o piloto. O painel é de LCD, com luzes de LED. A Tricity tem as cores vermelho, cinza, branco e preto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *