Galeria Museu da Honda comemora um ano de vida

Grupos podem agendar visitas; na mesma data também foi comemorado os 16 anos do CETH de Indaiatuba

Texto: Johnny Inselsperger
Fotos: Osvaldo Furiatto Jr.

A Honda comemorou nesta quarta-feira (23) um ano da criação do Fan Clube Honda, o museu que abriga 40 modelos de motos que contou grande parte da produção nacional dos últimos 40 anos. Instalado na cobertura do prédio principal do primeiro Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), instalado em Indaiatuba, que também comemorou o aniversário de 16 anos.

Difícil uma pessoa que goste de motos e não se lembre de histórias ao olhar para a CG 125, ano 1976, na cor laranja, o primeiro modelo produzido no País pela Honda. Após passear e acompanhar as mudanças pelas quais passaram os modelos street de 125cc e 150cc, o sorriso vai se abrindo ao olhar para uma fileira completa de XLs, que vai da trail de trabalho Duty125 até as XLXs 350 cc.

Mas a estrela é mesmo a XL 250 ano 1982. outras raridades vão enchendo os olhos de beleza e os pensamentos de lembranças, como as CB 400 e a CB 450 DX e a imponente CB500, que agora voltou a ser produzida e ganhou uma família completa, com um modelo Naked, Esportiva e Trail.

Mas são as famosas e quase míticas CBX 750F, também conhecidas como ‘Sete Galo’, que por muito tempo protagonizaram a expressão máxima de esportividade por aqui. Inclusive uma raridade do modelo CBX 750 1986/1987, que teve apenas 995 unidades produzidas.

O museu não é aberto para visitação, mas podem ser agendadas visitas de grupos fechados. Para isso, os interessados devem entrar em contato através do telefone (19) 3935-7780.

CETH

Nesta quarta-feira, a Honda também comemorou os 16 anos de fundação da primeira unidade do CETH, em Indaiatuba. Atualmente a fabricante japonesa mantém também uma unidade no Recife e está implantando outra em Manaus, além de uma unidade móvel. Juntos já treinaram aproximadamente 500 mil pessoas, sendo referência internacional, oferecendo treinamento gratuito para forças policiais e de salvamento e palestras em empresas.

Tem ainda outras quase 300 mil pessoas que já realizaram treinamento para pilotagem de motos on e off road repletas de dicas de segurança que podem evitar diferentes tipos de acidentes. O portal Harmonia no Trânsito (www.honda.com.br/ harmonianotransito)oferece gratuitamente vídeos, apostilas, animações em 3D e treinamentos on-line.

Dentro do CETH de Indaiatuba ainda existe a Cidade Mirim, do Clubinho Honda (www.honda.com.br/ clubinhohonda), que foi inaugurado em 2012 e já educou aproximadamente 1 mil crianças sobre segurança no trânsito.

Além de tudo isso, a Honda ainda disponibiliza sua pista para as aulas dos alunos de auto-escolas que estão treinando para o exame de habilitação. A área foi ampliada e o aluno tem simulações de lombadas, semáforo e outras situações reais de trânsito.

Números

A Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) também marcou presença no evento e apresentou números animadores para este primeiro trimestre. O presidente da .entidade, Marcos Fermanian, mostrou que no varejo, as motos com até 150cc tiveram um aumento de 3% em relação ao mesmo período do ano passado. Já nas motos entre 151cc e 449cc as vendas apresentaram um acréscimo de 5,6% e acima de 450cc o aumento nas vendas foi de 20,3%. “A oferta de crédito não mudou. As mudanças ocorreram pelo aumento na variedade de modelos e as ações dos fabricantes e concessionários, mas a projeção para 2014 é fechar com os mesmos números do ano passado”, explica Fermanian.

Na Região Metropolitana de Campinas, a frota é de 362.077 motocicletas, sendo uma para cada 8 habitantes. Em Campinas foi registrado um aumento de 6,6% nas vendas no primeiro trimestre. A cidade tem uma frota de 118.632 motos, sendo uma para cada 9,7 habitantes. 

 

2 Comments

  1. DOUGLAS LEOPOLDI KONOPA

    como eu posso fazer para agendar uma visita ao museu da honda?
    até quantas pessoas podem ser inscrita por vez?
    (grupo)…
    sou de sao paulo / sp zona sul.

    aguardo respostas dos organizadores..

    um forte abraço. douglas leopoldi konopa

    • edimarciomon

      Bom dia, Douglas!

      Você pode entrar em contato com a equipe do museu para saber como agendar uma visita de grupo fechado e tirar outras dúvidas através do telefone (19) 3935-7780.

      Obrigado por visitar o site!

      Equipe Test Rider

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *