Galeria BMW R1200GS Adventure chega nas concessionárias nesta sexta-feira por R$ 87.900

 

Texto: Johnny Inselsperger
Fotos: divulgação

Esqueça tudo que você sabe sobre a Maxtrail BMW R 1200GS Adventure. A fabricante bávara apresentou nesta quinta-feira o modelo 2014 totalmente renovada com a promessa de ser uma motocicleta para rodar em todos os locais do mundo com conforto, tecnologia e segurança. A versão importada será completa, com todos os opcionais disponíveis na Europa, além de muitos acessórios, exclusivos para o modelo Adventure, como as malas laterais e traseira em alumínio e o GPS Navigator V, que opera integrado a moto é disponibiliza uma infinidade de informações, inclusive sobre o número de trocas de marchas e frenagens executadas durante um determinado trajeto.

A moto é ideal para pessoas que gostam de percorrer longas distâncias, com agilidade, muita tecnologia para ajudar a superar percursos severos, mas também para viagens e passeios nos finais de semana. Pela dificuldade dos intermináveis congestionamentos, não é raro cruzar com homens em traje social completo atravessando as complicadas ruas e avenidas com a maxtrail.

Na parte eletrônica, os recursos oferecidos pela suspensão ativa Dynamic ESA, permite até 15 ajustes diferentes do curso e a pré-carga apenas apertando um botão até acertar a moto para o peso que está carregando e o tipo de piso. A R 1200GS tem ainda o sistema de freios ABS e controle de  tração integrados aos cinco modos de condução disponíveis: Rain, Road, Dynamic, Enduro e Enduro Pro. Sendo os três primeiros para on road e os dois últimos para o fora de estrada.

As primeiras impressões do modelo ocorreram na pista do autódromo Capuava e também em um trecho de terra da fazenda localizada em Indaiatuba. Apesar dos 260 quilos com tanque cheio, a R 1200GS Adventure é uma moto ágil, com uma distribuição de peso que facilita o controle da motocicleta e um desempenho impressionante.  Além disso, seja nos trajetos asfaltados, ou fora dele, piloto e garupa tem conforto e segurança de sobra.

Na lista de acessórios exclusivos da Adventure estão o suporte para malas em alumínio, um pequeno porta-luvas no centro do tanque, para-brisa maior com ajustes que dispensam ferramentas e o prolongamento do para lama para melhorar a proteção do farol e para-brisa e ainda melhorar o fluxo de ar para o motor. O modelo Adventure ainda vem equipado com faróis auxiliares e substituiu o tanque plástico de 33 litros, por um de alumínio com capacidade para 30 litros. Mesmo assim, segundo a BMW, a autonomia permanece a mesma graças as alterações no motor que está mais eficiente e econômico.  O modelo Adventure ainda vem com rodas raiadas na cor preta que permitem o uso de pneus sem câmara. A facilidade para consertar um furo pode fazer toda diferença se estiver no meio do deserto, por exemplo, pois é possível fazer o reparo sem desmontar a roda. No painel, o piloto pode monitorar a pressão dos pneus em tempo real através de um sistema wireless.

Na pista ou na terra foi possível notar as mudanças no motor. A R1200GS Adventure ganhou um virabrequim mais pesado que deu um ganho de torque em baixas rotações. Outra novidade já utilizada na R1200GS é a refrigeração mista ar+líquida e um amortecedor no motor para reduzir as vibrações. Durante a avaliação na pista, o funcionamento é suave mesmo exigido ao extremo, com força em todas faixas de rotações e sem vibrações. Apesar das alterações no motor, a R1200GS Adventure continua com motor boxer com 1.170 cm³ de dois cilindros desenvolve 125 cavalos de potência a 7.750 rpm e impressionantes 12,5 kgf.m de torque a 6.500 rpm. O câmbio é de seis velocidades e a transmissão final continua por eixo cardã. Segundo a ficha técnica, a moto faz de 0 a 100km/h em apenas 3,75 segundos e a velocidade máxima de 200km/h.

Apesar de estar 20mm mais alta para transpor os obstáculos, a distância do assento ao solo continua o mesmo. São 890mm e pode ser ajustada para até 910mm. Tem ainda um assento vendido separadamente que deixa a altura até o chão em 840mm e um modelo de banco reto para quem deseja fazer trilhas. Mesmo com todas as opções, decididamente pessoas de baixa estatura vão precisar de habilidades e equilíbrio extras.

A BMW R1200GS Adventure ganhou um importante amortecedor de direção e a distância entreeixos aumentou 10mm e o trail menor deixando a moto mais equilibrada e fácil para controlar. Os pneus estão mais largos para melhorar a segurança e nas curvas do autódromo se mostraram eficientes transmitindo segurança para o piloto.

O motor na cor preta também marca a diferença da Adventure para a versão standart. O protetor de tanque integrado ao motor também é item de série.

A BMW R1200GS Adventure está disponível nas cores verde, azul e branca e tem preço sugerido pelo fabricante de R$ 87.900. Mesmo com todas as mudanças e melhorias que a moto recebeu, o preço de tabela está R$ 3.300 mais barato que o modelo anterior, que era de R$ 91.200.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *