Galeria Honda lança TRX 420 Fourtrax 2014 mais preparado para o trabalho

Quadriciclo chega ao mercado com novo design, motor mais potente, painel de instrumentos digital e preços competitivos

Texto: Johnny Inselsperger
Fotos: Osvaldo Furiatto Jr.

A Honda apresentou nesta terça-feira (20) o modelo 2014 do quadriciclo TRX 420 Fourtrax. Com design moderno, mais segurança, conforto e durabilidade com menor consumo de combustível, o novo modelo busca ampliar as vendas para fins comerciais.

Com as mudanças no modelo, o TRX 420 Fourtrax chega ao mercado com chassi mais resistente, suspensão mais preparada para transportar cargas, além de uma série de melhorias.

O novo modelo, que é produzido na fábrica de Manaus (AM), já está disponível na rede Honda credenciada para a venda de quadriciclos.

Durante a avaliação realizada no CETH da Honda, em Indaiatuba, o quadriciclo mostrou muita força, robustez e bastante equilibrado. O quadriciclo está disponível em duas opções: TM (4×2) e FM (4×4). A primeira apresenta menor peso geral e o guidão é mais leve ao esterçamento.

Na versão FM (4×4) a capacidade de superação de obstáculos é bastante elevada devido aos pneus de grande tração. O resultado é uma pilotagem mais confortável, principalmente em curvas, com alto desempenho para ultrapassar superfícies acidentadas, evitando o atolamento das rodas.

Um de seus principais atributos da versão FM (4×4) é o avançado sistema de seleção de tração (Trax Lok System), que alterna de forma fácil e rápida para 4×2 e assegura agilidade nas curvas. Apresenta ainda o diferencial dianteiro autoblocante dotado de sensor de torque e limitador de deslizamento, garantindo estabilidade em qualquer tipo de terreno.

Conforto e segurança

O design do TRX 420 Fourtrax foi totalmente reformulado, com farol e carenagem, que agora está dividida em sub-partes que tornam mais barato e fácil a substituição.
Suas linhas valorizam a robustez do modelo com destaque para a nova grade frontal, que protege o veículo nas trilhas fechadas, e os amplos para-lamas, mais resistentes para enfrentar áreas de difícil acesso.
O visual é ressaltado pelo conjunto óptico com os faróis alongados e integrados aos pára-lamas dianteiros e lanterna traseira em LED. Os faróis contam agora com lâmpadas mais potentes de 35w, que melhoram a visibilidade e segurança.

Para mais comodidade, o assento em formato triangular tem boa densidade e favorece a utilização do veículo por longos períodos. Além disso, o exclusivo assoalho dá maior proteção ao piloto em trilhas com lama, pedras soltas e galhos.

Na versão FM (4×4), um dos destaques fica por conta do novo painel digital. Completo e funcional, conta com velocímetro, hodômetro total e parcial, horímetro (indica o tempo de funcionamento do veículo), relógio, temperatura do líquido de arrefecimento, marcador de combustível e indicadores de marchas, tração e serviços de manutenção, entre outros.

O novo chassi de berço duplo desenvolvido em tubos de aço está mais forte (20% mais rígido) e robusto. Junto com as suspensões, dianteira do tipo Double Wishbone amortecedores de dupla ação e traseira monoamortecida, contribuem para a estabilidade e pilotagem em geral nas condições mais adversas.

Potência e economia

O TRX 420 Fourtrax conta com motor OHV monocilíndrico 420cc, 4 tempos, com arrefecimento líquido e sistema de injeção eletrônica PGM-FI. Econômico e com ótimo desempenho, incorporou alterações que permitiram um aumento da potência máxima, agora de 26,9 cv a 6.250 rpm, mas principalmente com ganho de torque que subiu de 3,09 com 5.500 rpm para 3,4 kgf.m a 5.000 rpm.

A embreagem do TRX 420 Fourtrax é centrífuga e multidisco em banho de óleo. Dotado de câmbio manual de cinco marchas, mais a marcha ré, a versão com tração integral dispõe ainda de uma alavanca para a seleção da tração parcial ou total. O sistema de direção é elétrico em ambas as versões, que garantem mais equilíbrio e estabilidade na condução. Com maior potência, o novo alternador ampliou a capacidade de geração de energia em até 21%, assegurando a possibilidade de conectar mais acessórios elétricos.

Os freios dianteiros são a disco (acionamento hidráulico) e possuem capa protetora contra danos. O traseiro é do tipo tambor (acionamento mecânico) que proporciona frenagens eficientes com menor esforço no acionamento.
O tanque de combustível agora tem maior capacidade. Leve e desenvolvido em plástico injetado de alta resistência, permite armazenar 14,4 litros, com reserva de 4,2 litros, garantindo grande autonomia. A nova posição do bocal, agora do lado direito do tanque, propicia maior facilidade no abastecimento. A precisão nas manobras fica por conta dos largos pneus Maxxis, que trabalham com baixa pressão, ampliando a capacidade de tração e reduzindo o efeito de compactação do solo.

O TRX 420 Fourtrax é equipado com bagageiro dianteiro com capacidade de transportar volumes até o peso máximo de 30 kg. Conta ainda com bagageiro traseiro com peso limite de 60 kg e porta-objetos para pequenos volumes.
O modelo pode rebocar até 385 kg.

O objetivo de vendas para o novo TRX 420 Fourtrax é comercializar seis mil unidades neste ano, por meio de um posicionamento estratégico de mercado, que deixou seu preço bem competitivo e abaixo da concorrência.

O modelo é oferecido nas cores verde e vermelha para ambas as versões, com os preços públicos sugeridos de R$ 18.890 (TM, com tração 4×2) e R$ 20.990 (versão FM, com tração 4×4), valores com base o Estado de São Paulo e sem a inclusão das despesas com frete e seguro. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.

 

Especificações técnicas
Honda TRX 420 Fourtrax 2014

Motor

Tipo

OHV, monocilíndrico 4 tempos, refrigeração líquida

Cilindrada

420 cc

Relação de compressão

9.9 : 1

Diâmetro x curso

86,5 x 71,5 mm

Potência máxima

26,9 cv a 6.250 rpm

Torque máximo

3,4 kgf.m a 5.000 rpm

Sistema alimentação

Injeção eletrônica

Transmissão

Câmbio

5 velocidades + ré

Embreagem

Centrífuga e multidisco em banho de óleo

Sistema de lubrificação

Forçada, por bomba trocoidal

Sistema de partida

Elétrico

Sistema elétrico

Ignição

Eletrônica

Bateria

12V – 12 Ah

Farol

35 / 35w x 2

Capacidades

Tanque de combustível

14,4L (reserva 4,2L)

Óleo do motor

3,3L (2,6L p/ troca)

Chassi

Tipo

Berço duplo

Freio dianteiro

Diâmetro efetivo / Externo: a disco / 156 mm / 190 mm

Freio traseiro

Diâmetro: a tambor / 160 mm

Suspensão dianteira

Double Wishbone

Curso

170 mm

Suspensão traseira

Tipo “Trailing” concebido para tração de reboque

Curso

170 mm

Pneu traseiro

AT 24 X 10-11 (sem câmara)

Pneu dianteiro

AT 24 X 8-12 (sem câmara)

Tração

(4 x 2)/ Integral (4 x 4)

Características

Comp x Larg X Alt

2.103 x 1.205 x 1.174 mm

Distância entre eixos

1.268 mm

Distância mínima do solo

183 mm

Altura do assento

856 mm

Peso seco

247 kg (4×2) / 263 kg (4×4)

 

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