VW faz entrega do 1º XL1

A Volkswagen fez a entrega do primeiro XL1, modelo híbrido capaz de fazer 111 km/l de diesel. O carro apareceu como conceito no Salão de Genebra de 2013, mas a montadora alemã decidiu fazer uma edição limitada do carro, que é resultado de um projeto de engenharia notável.

Apresentado como o automóvel de produção em série mais econômico do mundo, ele associa um motor turbodiesel de 800 cm³, dois cilindros, de 48 cv de potência, e outro elétrico de 27cv, acoplados a um  câmbio automatizado de sete velocidades de dupla embreagem. O XL1 mede 3,8 metros de comprimento, 1,66 de largura e 1,15 de altura e tem design que garante um coeficiente aerodinâmico (Cx) de apenas 0,189, o mais baixo de um carro fabricado em série.

O carro pesa apenas 795 quilos, associando o uso de alumínio e fibra de carbono. O problema dele é o alto preço de produção, o que inviabiliza a fabricação em grande escala. A primeira unidade foi entregue para um cliente da Alemanha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *