Galeria Kawasaki Versys Tourer 650 é sinônimo de aventura

Modelo vem com malas laterais, para-brisa maior com defletor e protetor de mão que fazem a diferença na hora de pegar estrada

Texto: Johnny Inselsperger
Fotos: Osvaldo Furiatto Jr

O modelo mais completo da linha Versys Tourer 650 da Kawasaki tem boas características Touring, seja pelo asfalto ou no fora de estrada. Com linhas off-road, o modelo Maxi Trail foi desenvolvido para proporcionar segurança e conforto para piloto e garupa.
O modelo vem equipado com duas grandes malas laterais. Isso faz bastante diferença na hora de acomodar as bagagens durante as viagens, principalmente se estiver rodando com garupa. Na verdade, as malas continuam com a importante missão de guardar os capacetes no final das viagens.
Além das bolsas, em relação as suas irmãs de cilindrada (a Versys e Versys City, que tem apenas uma mala na traseira), a Tourer ainda vem com um para-brisa maior com um defletor que pode ser ajustado para quebrar o vento contra o corpo do piloto e protetores de mãos na cor da moto.
Outros pontos fortes são: conforto, força de sobra do motor, facilidade nas manobras e segurança para pilotar, inclusive com opcional de freios ABS. Mas é no visual que o piloto percebe que tem um produto diferenciado.
O conjunto ótico diferenciado torna fácil a identificação do modelo e permite aos admiradores de motocicletas observarem os outros detalhes da Versys Tourer 650.
O tanque tem capacidade para 19 litros de gasolina, que rende boa autonomia, sem a necessidade de paradas constantes para abastecimento.
A posição ereta de pilotagem é a ideal para percorrer longas distâncias sem castigar muito do corpo, principalmente para a garupa.
O assento tem boa espuma e conforto é garantido pelas longas suspensões. Na dianteira 145 mm de curso e 150 mm na traseira. As rodas de liga têm aros pequenos de 17 polegadas e pneus largos com perfil para asfalto que proporcionam estabilidade mesmo em altas velocidades.
A Tourer é leve – pesa 206 kg e 209 kg com ABS – e tem um centro de gravidade alto e uma distância curta entre as rodas. O resultado é uma excelente ciclística que permite realizar manobras com muita facilidade e segurança.
Já na cidade a Versys Tourer exige atenção redobrada do piloto durante as manobras no trânsito, pois as malas deixam a moto larga na hora de passar entre os carros. A retirada das bolsas é bem simples e soluciona o problema caso não tenha nada para carregar.
O modelo da Kawasaki não faz feio na hora de rodar na terra e em todos os momentos mostrou muita força transmitindo segurança para a pilotagem.
Em alguns locais de parada senti falta de um cavalete central.
Motor
O motor de dois cilindros tem 649 cm³, com refrigeração líquida tem funcionamento macio é forte e não vibra em altas rotações. Com potência máxima de 64 cavalos a 8 mil giros, o torque máximo é de 6,2 kgf-m a 6,8 mil rotações. Tudo isso aliadoa um motor elástico, o câmbio com seis velocidades e um ronco que chama o piloto para acelerar, o prazer está garantido.
Freios
A Versys Tourer 650 vem equipada com dois discos de 300 mm com pistão duplo na dianteira e disco simples na traseira de 220 mm e pistão simples, ambos com formato margarida. O modelo avaliado veio equipado com o eficiente sistema ABS, que evita o bloqueio das rodas. Em piso irregular, como paralelepípedo, o piloto sente uma vibração no pedal de freio quando é acionado com mais força e entra em o sistema entra em funcionamento.
Painel
O painel é simples e funcional. Um conta-giros analógico com fundo branco de fácil visualização e os restante dos instrumentos digitais iluminados por LEDs (velocímetro, hodômetro total e parciais e o marcador de nível do combustível). Do lado esquerdo do conta-giros ficam as luzes indicativas.
A Kawasaki Versys Tourer 2012 com ABS está disponível na cor preta e o preço sugerido pelo fabricante de R$ 33.490,00. A Versys City 650 está disponível na cor amarela e o preço de R$ 31.990,00. O modelo básico da Versys 650 tem as cores amarela ou preta e o preço sugerido de R$ 27.990 e R$ 30.990 com ABS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *