Galeria Yamaha R1 2014 ganha novas cores e grafismos

A superesportiva YZF-R1 ganha a cor vermelha, cinza fosco e o azul da MotoGP com novo grafismo, que reforçam a esportividade do modelo que chega aos 300km/h

Johnny Inselsperger/Test Rider
Fotos: divulgação

Uma das grandes representantes das motos que tem a velocidade limitada eletronicamente de fábrica em 300km/h (mais conhecidos como 299, já que o painel não tem o marcador digital dos 300km/h), a Yamaha YZF-R1 está com novas cores e grafismos, com visual mais agressivo, que reforça a esportividade já característica da superbike.

A versão 2014 ganhou um modelo vermelho e preto bem quente e um cinza fosco de dar medo aos adversários nas pistas. A terceira opção é a cor azul, semelhante as utilizadas pelos campeões Valentino Rossi e Jorge Lorenzo da MotoGP, mantida do modelo anterior, mas com novo grafismo.

No mais, a R1 continua a mesma, com o característico motor Crossplane de 998cc, que atinge os 182 cavalos de potência máxima a 12.500 RPM e 11,8kgf.m a 10.000 RPM de torque máximo. Como cada um dos quatro cilindros tem pontos de explosão diferentes, toda força e potência do motor despejada na roda traseira é constante. O som é tão característico, que é possível saber que uma R1 está chegando antes da moto ser vista, ouvindo apenas o seu ronco.

Para dominar tanta potência e força, desde o final do primeiro semestre de 2012, quando foi lançado o modelo 2013, a YZF-R1 vem equipada com oito modos de controle de tração incluindo o desligado, que associados as três opções no mapa da injeção eletrônica de combustível possibilitam ao piloto 21 configurações para ajustar a moto com o seu estilo, as diferentes situações climáticas, de piso e percursos (com grandes retas ou sinuosos) para extrair o melhor da R1. Mesmo assim, ainda é uma moto de reações rápidas, que não é indicada para iniciantes. Um sistema de freio antitravamento (ABS) seria muito bem-vindo, ainda mais com a opção de ser desligado para quem deseja manter ‘a essência’ desse ícone das motos superesportivas.

Design

O design da carenagem frontal tem personalidade única, agressiva e moderna. A série apresenta, desde que foi lançada em 1998, um desenho revolucionário, com traços que se assemelham a uma ave de rapina. O conjunto com luzes de LED que alongam os faróis dão ainda mais identidade e modernidade ao modelo, além de facilitar a visualização da moto pelos outros motoristas e pedestres.

Painel

A R1 conta com conta-giros analógico, velocímetro digital, o importante indicador de marcha engatada, relógio, cronômetro, Speed Light, que acende quando o conta-giros atinge determinado número de rotações, para indicar a troca de marcha – esse item é regulável e permite o ajuste fino do piloto, para que ele adapte a motocicleta ao seu estilo de pilotagem.

A Yamaha YZF-R1 2014 tem preço sugerido pelo fabricante de R$ 65.500,00.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *