Borra café e usada como combustível para veículos

A borra que sobra cada vez que se coa o café poderá ser usada para abastecer os veículos. Cientistas da Universidade de Bath, na Inglaterra, desenvolveram um biodiesel feito a partir desse resíduo. De acordo com os estudos, 10 quilos de sobras são suficientes para serem convertidos em 2 litros de combustível.Café poderá ser usado como biocombustível destaque

O biodiesel é produzido por extração de óleo da borra de café, que é embebida em um solvente orgânico. É um processo químico especial conhecido como transesterificação, que, em seguida, converte o material em combustível.

As propriedades do biodiesel variam dependendo do tipo de café usado, mas os cientistas descobriram que toda a borra tem propriedades que permitem seu uso. A pesquisa utilizou 20 diferentes tipos de café produzido no mundo, entre eles arábica e robusta, que são cultivados no Brasil, além de variações diferentes de cafeína e descafeínado.

De acordo com o pesquisador Chris Chuck, do Departamento de Química da universidade, cerca de 8 milhões de toneladas de café são produzidos por ano no planeta, o que geraria 1,6 bilhão de litros de biodiesel. Daqui a pouco a borra que fica no coador vai valer ouro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *