Honda lança a CBR 600RR no Brasil

A Honda lançou, nesta quarta-feira (25), a CBR 600RR no mercado brasileiro. Ela é inspirada nos Honda CBR 600RR 2014 009 destaquemodelos da Honda Racing Corporation, a divisão de competição da marca, e leva a assinatura HRC na carenagem, que tem as cores azul, vermelho e branco. O modelo chega inicialmente na versão Standard, com preço sugerido de R$ 49.500. A C-ABS, com sistemas de freio antitravamento e que divide a força de frenagem entre as rodas, chegará no segundo semestre, com preço de R$ 52.500 e também com opção de cor vermelha.

A apresentação do modelo ao público foi feita durante a BikeFest, evento de motos de alto desempenho em Tiradentes (MG), que começou nesta quarta e vai até domingo (29).  Ela é equipada com motor de quatro cilindros em linha do tipo DOHC  (Double Over Head Camshaft – Duplo Comando de Válvulas no Cabeçote), de 599 cm³, de quatro tempo, 16 válvulas, com arrefecimento a líquido. Ele desenvolve 120 cavalos de potência a 13.500 rpm e 6,7 kgf.m de torque a 11.250 giros.

Aerodinâmica

A moto tem estilo inspirado na RC2 13V e aerodinâmico baseado na RC2 12V, ambas da categoria MotoGP. O resultado é uma motocicleta com arrasto 6,5% menor na posição normal de pilotagem e a possibilidade de favorecer o alcance de velocidades mais elevadas, além de maior economia de combustível, de acordo com a Honda.

A carenagem frontal incorpora conjunto óptico. As lâmpadas dispõem de refletores multifocais, que Honda CBR 600RR 2014 004 destaqueauxiliam uma pilotagem mais segura em condições visuais adversas ou durante a noite. A traseira alta com bancos em dois níveis reforça o estilo imponente. O painel de instrumentos é completo, de fácil leitura e tem mostradores eletrônicos. O velocímetro é digital, enquanto o conta-giros é analógico e centralizado. O painel traz ainda  marcador de combustível, relógio, duplo trip (total e parcial), além de temperatura do motor.

Uma particularidade do modelo é o sistema DSRA (Dual-Stage Ram Air), que canaliza grandes volumes de ar quando a motocicleta ganha velocidade. Situada na parte frontal da carenagem (área de maior pressão aerodinâmica), sua função é canalizar o fluxo para dentro da caixa de ar, o que aumenta a pressão da mistura ar/combustível na admissão e, consequentemente, gera maior potência.

Chassi e suspensão

A moto dispõe de dois bicos injetores de combustível para cada cilindro, com funcionamento do segundo a partir de 6.000 rpm. A CBR 600RR tem chassi tipo Diamond com dupla trave em alumínio e motor e quadro são partes integrantes de um mesmo conjunto.

A suspensão dianteira é invertida e conta com amortecedores Showa BPF (Big Piston Fork) totalmente ajustáveis. Os pistões internos das suspensões de maior dimensão possibilitam uma pressão de rolamento 3,5 vezes superior, o que contribuiu para melhorar a eficiência e assegura maior suavidade no amortecimento. O sistema isola por completo o chassi de impactos e torções registradas durante a pilotagem. O braço oscilante da suspensão traseira está ancorado Honda CBR 600RR 2014 008 destaquediretamente ao motor, o que torna o conjunto mais leve e rígido.

Freio

Na traseira, o amortecedor Unit Pro Link apresenta desempenho mais refinado, com rápido retorno à condição normal da suspensão, propiciando maior estabilidade e controle. Outra inovadora e avançada característica técnica herdada da categoria MotoGP é o HESD (Honda Electronic Steering Damper), primeiro sistema de amortecedor de direção eletrônico do mercado, que controla eletronicamente a intensidade de amortecimento em função da velocidade e aceleração da motocicleta.

A CBR600RR possui sistema de freios dianteiro com dois discos duplos flutuantes de 310 mm e acionamento hidráulico, por meio de pinças de fixação radial e quatro pistões. O freio traseiro conta com um único disco com 220 mm de diâmetro. O modelo conta ainda com rodas de alumínio na cor preta e peso reduzido, equipadas com pneus radiais esportivos de perfil baixo sem câmara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *