Porsche alimenta boatos sobre rival V8 para a Ferrari

A Porsche de uma pista de que os boatos de que está preparando um carro para concorrer diretamente com a Ferrari 458 Italia podem ser verdade. “Coincidentemente” (as aspas são nossas), a montadora divulgou material sobre o 965, um protótipo do 911 alimentado por motor V8 montado na parte traseira. Segundo Dieter Landenberger, diretor do Arquivo Museu da Porsche, o 965 foi concebido para ser uma espécie de carro-chefe do 911.  Ele chegou a ser testado em vias públicas no final da década de 1980, alimentado por um motor Audi.

O uso do bloco de oito cilindros fazia parte de um programa de modernização da Porsche, mas que na época foi suspensa por causa da crise econômica. A recessão global derrubou as vendas do 911 e os recursos financeiros secaram. Desse projeto, sobreviveu um sofisticado sistema de suspensão traseira, que depois foi usado pela montadora.

As recentes falhas do motor de 3.8 litros do novo 911 GT3 foram interpretadas por alguns técnicos da montadora que o seis cilindros atingiu o limite de sua vida em termos de aumento de capacidade cúbica. Por isso, se pensaria em um oito cilindros para ter mais potência.

Os boatos sobre o novo superesportivo para concorrer com a Ferrari falam em um V8 de 4.0 litros tetraturbo, capaz de entregar em torno de 608 cv, mais do que os 570 cv da 459 Italia. O modelo chegaria ao mercado em 2017. Não é difícil encontrar quem considere o 911 GT3 atual melhor do que a Ferrari ou Lamborghini. O novo superesportivo V8 da Porsche seria para seduzir quem ainda não concorda com essa opinião.

Porsche 965 com motor V8 001

Porsche 965 com motor V8 002

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *