Jaguar Land Rover apresenta novos motores e tecnologias

A Jaguar Land Rover lançou a nova geração de motores Ingenium, que prometem ser mais econômicos, e apresentou novas tecnologias que serão usadas em seus carros em um futuro Jaguar apresenta nova família de motores Ingenium 011 destaquebreve. O primeiro modelo a ganhar o novo propulsor será o Jaguar XE, a partir de 2015.  A nova família de powertrain (motor/câmbio) é 80 quilos mais leve do que a atual, melhora o desempenho, reduz o consumo e as emissões de CO2.

Ela pode ser usada tanto em veículos de tração dianteira, quanto traseira ou integral. Todos os motores são equipados com turbocompressores, contam com injeção direta de combustível, comando de válvula variável e tecnologia Start&Stop, que desliga momentaneamente o veículo quando ele está parado. Para ligar, basta soltar o pedal de freio.

Menor atrito

O primeiro motor da nova família a entrar em produção é o turbodiesel 2.0, que reduz o atrito em 17% com comparação com o 2.2 usado atualmente pela JLR. O resultado é obtido com o uso de novas tecnologias e bombas de óleo e água controladas por computador. O Jaguar XE equipado com ele terá velocidade máxima de 300 km/h.

Segundo a montadora, a nova gama foi testada por cerca de 3,2 milhões de quilômetros em condições reais de uso antes de entrar em produção. Os propulsores serão produzidos na nova fábrica próxima a Wolverhampton, no Reino Unido, que faz parte de um investimento de 500 milhões de libras (R$ 1,9 bilhão).

Tecnologia

A JLR também apresentou novas tecnologias que está desenvolvendo para serem usadas em um futuro breve. A montadora trabalha no desenvolvimento de “para-brisa virtuais” e novo faróis a Jaguar apresenta novas tecnologias- para-brisa virtual destaquelaser. Várias imagens poderão ser projetadas simultaneamente no novo para-brisa, como do GPS, alerta de perigo e dados dos veículos próximos, como distância. A tecnologia transforma todo o para-brisa em um head-up display, ao invés de uma pequena área como ocorre hoje.

Outra novidade é que poderão projetadas na superfície das estradas setas animadas para demonstrar a intenção da manobra a ser feita pelo motorista, que são mais visíveis do que as setas usadas normalmente.

Faróis de laser

Assim como a Audi e a BMW, a Jaguar Land Rover também usará novos faróis a laser, que são mais eficientes do que os convencionais. Os feixes de luz serão projetados por que minúsculos canhões direcionáveis, capazes de iluminar uma área maior sem o uso do farol alto.

A JLR também trabalha no desenvolvimento painel de instrumentos 3D e em controles acionados por gesto. Desta forma, seria possível, por exemplo, abrir ou fechar o teto solar apenas com o movimento das mãos. Os futuros carros também serão conectados ao smartphone do motorista, usando informações em tempo real sobre o trânsito e previsão do tempo para configurar o veículo automaticamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *