Novos smart ForTwo e ForFour são lançados (fotos e vídeos)

A smart lançou nesta quarta-feira (16), em Berlim, na Alemanha, a nova geração do ForTwo smart ForFour 2015 051e ressuscitou o ForFour, a versão de quatro lugares. Os dois modelos foram desenvolvido como parte de uma aliança entre a Mercedes-Benz, dona da smart, e a Renault. O ForTwo e o ForFour podem ser chamados de carros-irmãos da terceira geração do Twingo, pois 70% de seus componentes são do carro da Renault, incluindo chassi e opções de motores.

A smart entra para dar sua cara aos modelos com design próprio, acabamento e tecnologia. É um recomeço para a montadora ter uma linha lucrativa, que se esforça para isso desde 1994 quando foi criada através de uma parceria entre a Daimler, controladora da Mercedes, e a fabricante de relógios suíça Swatch. O ForTwo foi lançado em 1998, vendendo, em média, 100 mil unidades por ano, menos de um quinto das metas originais.

Virada de jogo

O ForFour, cuja primeira geração foi lançada antes do ForTwo, é considerado crucial para virar esse jogo. A opção por usar a plataforma do Twingo é para conseguir economia em escala, mas os smart ForTwo 2015 076 destaquecarros da smart mantêm o motor transversal na parte traseira para garantir o máximo de espaço interior. O ForTwo mantém o layout básico do antecessor, mas tem uma nova frente e modificações na traseira, que dão um ar de modernidade ao ultracompacto.

As linhas básicas são seguidas pelo ForFour, que tem maior distância entreeixos e quatro portas para facilitar o acesso ao banco de trás. É uma opção para famílias pequenas, mas que buscam manter os atributos do irmão de dimensões compactas, facilidade para dirigir e estacionar. Para garantir uma identificação comum a ambos, os modelos têm carroceira em dois tons.

Diferença na traseira

Eles são baseados nos mais recentes carros-conceito da smart, têm uma frente mais proeminente, grade de favos de mel e lanternas traseira de LED. A principal diferença está na traseira. O ForTwo mantém a porta dividida para facilitar a abertura em espaços apertados. Já o ForFour traz uma smart ForTwo 2015 075 destaqueporta única. O ForTwo mantém os 2.696 milímetros de comprimento, mas ganhou quase imperceptíveis 8 milímetros de distância entreeixos, chegando aos 1.881 mm. Também tem está 100mm mais largo, agora com 1.873mm. A altura permanece inalterada em 1.550 mm.

Por sua vez, o FourFour é 795 milímetros mais longo do que o irmão, boa parte do ganho concentrada na maior distância entreeixos, que é de 2.494mm. A largura e a altura são as mesmas. Os carros da smart começam a ser vendidos apenas com motor a gasolina de três cilindros fornecido pela Renault, mas que tem 999cc, contra as 898cc do usado pelo Twingo. Está previsto para 2016 o lançamento das versões elétrica, com o conjunto motor/câmbio desenvolvido em parceria com a norte-americana Tesla.

Quatro configurações de motor

Apesar de ser o mesmo propulsor, o comprador poderá escolher entre quatro configurações diferentes. A versão naturalmente aspirada pode ter 60 ou 71 cavalos de potência. Há ainda a turbo com 90 cavalos, que pode oferecer 9,26 kgf.m de torque a 2.850 rpm ou 13,82 kgf.m a 2.500 giros. É esperada para 2015 a versão turbo produzida em conjunto com a Brabus, esta com 111 cv.

smart ForTwo 2015 071 destaquePela primeira vez, o ForTwo será equipado com câmbio manual de cinco velocidades, que substitui a caixa robotizada de cinco marchas que era usada anteriormente. Como opcional, entra a transmissão automática de seis marchas de dupla embreagem. Nos dois casos, tanto o ForTwo quanto o ForFour  têm sistema Start&Stop para ajudar a reduzir o consumo. Segundo a smart, todas as versões, fazem, em média, 25 km/l.

Preço

Entre as mudanças na suspensão estão novos mancais na frente, juntamente com amortecedores de tubo duplo e molas helicoidais na traseira. Entres os sistemas eletrônicos auxiliares de dirigibilidades estão o de controle de estabilidade e antiderrapagem.  Os dois modelos têm como opcional um pacote esportivo que reduz a altura em 10 milímetros.

O ForTwo será produzido na fábrica da smart em Hambach, na França, enquanto o ForFour compartilhará a linha de produção com o Twingo na planta da Renault em Novo Mesto, na Eslovênia. O novo ForTwo tem preço de lançamento previsto a partir de 13,9 mil euros (R$ 41,95 mil), enquanto para o ForFour  é de 14,6 mil euros (R$ 44 mil).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *