Volvo revela novos sistemas de segurança para o XC90 2015

A Volvo promete que o novo XC90, que será lançado em agosto, terá tecnologias inéditas de segurança e será um dos veículos mais seguros já feitos. A montadora sueca antecipa que o SUV Volvo XC90 2015 016 destaqueterá novos sistemas de prevenção de acidentes e de detecção de pedestres. As novidades fazem parte do programa da empresa que prevê que ninguém vai morrer ou ficará gravemente ferido em um veículo da marca em 2020.

Uma das novidades da nova geração do SUV será o Safe Positioning, que aciona simultaneamente vários dispositivos de segurança quando o veículo é jogado para fora da estrada em um acidente. A montadora diz ser a primeira do mundo a adotar o equipamento. Ele combina cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e um banco de absorção de energia para minimizar lesões na coluna vertebral.

Ponto cego na via

Outra tecnologia inovadora, acrescenta a Volvo, é o sistema de travagem em cruzamento. Se o utilitário esportivo detectar que uma colisão traseira é iminente, ele deixará o cinto de segurança mais apertado e automaticamente ligará luzes para alertar o motorista que vem atrás e também quem se aproxima pelos lados. A montadora sueca diz que também passará a usar a nova geração de reposicionamento automático do encosto de cabeça para evitar lesões.

O sistema de aviso de troca involuntária de faixa de rolamento passará a exigir maior torque ao volante para que o motorista continue fazendo a manobra. Se identificar risco de capotamento, os freios serão acionados e restringirá o torque do motor. O XC90 passará ainda a Volvo XC90 2015 017 destaquecontar com detector de cansaço do condutor e o orientará a procurar o ponto de descanso mais próximo.

Piloto automático

Em caso de congestionamento, poderá ser acionando o sistema de piloto automático, que assumirá o controle da aceleração e frenagem para diminuir o cansaço do motorista. Haverá ainda sistema de frenagem urbana, batizado de City Braking,  que fará o reconhecimento ponto cego na via e acionará os sistemas para evitar uma colisão.

O motorista também poderá especificar um novo conjunto de tecnologia de assistência de direção chamado de IntelliSafe. Ele orienta o condutor em baías de estacionamento de 90 graus e dá uma visão de 360 graus ao redor do veículo para permitir a identificação de um obstáculo.

Na Europa, onde começará a ser vendido até o final deste ano, o novo XC90 terá como itens de série os sistemas de Safe Positioning, mudança involuntária de faixa, alerta de cansaço e City Braking. A Volvo divulgou, porém, que as especificações e preços do novo SUV somente serão divulgados mais próximos do início da comercialização.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *