Ford lança no Brasil chamada automática de resgate em caso de acidente

A Ford lançou nesta sexta-feira (25) no Brasil o inédito serviço de chamada automática de socorro em caso de acidente. O sistema é programado para fazer uma ligação automática ao serviço de emergência 192, do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), em caso de acidente com o veículo, informando sua localização e conectando os passageiros para o resgate. Ele é disponibilizado em veículos Ford nos Estados Unidos e Europa e será oferecido pela primeira vez no Brasil junto com o novo Ka (clique aqui para ler a reportagem do lançamento).

Segundo o vice-presidente de Assuntos Corporativos da Ford América do Sul, Rogelio Golfarb, oFord Ka 2015 SYNC destaque fato de o carro, modelo de entrada da marca, ter sido escolhido para introdução dessa novidade mostra o compromisso da montadora de torná-la acessível para os consumidores. A intenção é, futuramente, oferecer o sistema em outros veículos da Ford.

Como funciona

O funcionamento é bastante simples. Um celular precisa estar conectado com o sistema SYNC de multimídia do carro, usando a conexão Bluetooth. Caso ocorra um acidente com acionamento do airbag ou do sistema de corte de combustível, que pode ocorrer em colisões traseiras ou capotamentos, o SYNC realiza uma chamada automática através do telefone celular pareado para o serviço de emergência 192, o Samu.

Uma mensagem introdutória então é transmitida, comunicando que houve um acidente e as coordenadas de localização do veículo por GPS. Em seguida, o microfone é aberto e o atendente pode falar com os ocupantes do veículo. Mesmo que estes estejam inconscientes ou impossibilitados de responder, as informações principais para o envio de uma equipe de resgate já estarão registradas.

De graça

O sistema estará disponível durante toda a vida útil do veículo e sem nenhuma cobrança de taxa. Ele também não interfere no desempenho do celular e, por não contar com botão para a ativação manual, evita a realização de chamadas falsas.

Para lançar a Assistência de Emergência SYNC no Brasil, a Ford buscou a parceria do Ministério da Saúde e realizou um trabalho de validação e testes junto com algumas unidades pré-selecionadas do Samu, incluindo simulações de chamadas. O novo serviço será apresentado no Congresso Nacional do Samu, na próxima semana em Brasília.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *