Conheça o novo Volvo XC90 2015 (galeria de fotos e vídeos)

A Volvo revelou nesta terça-feira (26) a nova geração XC90, que a montadora sueca espera que Volvo XC90 2015 019 destaquemarque “o início de um novo capítulo” em sua história. O SUV de sete lugares ganha novo design, é baseado na plataforma modular Scalable Platform Architecture  (SPA), tem novos motores da família  Drive-E e incorpora mais tecnologia. O utilitário esportivo é o primeiro a usar a nova linguagem de design da montadora idealizada por Thomas Ingenlath, que era da Volkswagen.

Além de mudanças nas linhas, ela é marcada por uma nova grade mais proeminente e luzes diurnas de LED no formato de “T”, uma referência ao martelo de Thor, o deus nórdico do trovão, diz a fabricante. O interior foi totalmente remodelado em busca de mais sofisticação, trazendo revestimento em couro até mesmo para o painel, opção de acabamento em madeira e controle independente para o ar-condicionado para o banco de trás.

Tecnologia

Volvo XC90 2015 024 destaqueAs mudanças passam pelo uso de novas tecnologias. O painel é dominado por uma tela sensível do sistema multimídia que fica na posição vertical, lembrando um tablet. Entre suas várias funções, estão controle dos sistema de áudio, telefone e um novo GPS baseado em nuvem fornecido pela Ericsson. Ele permite acesso a internet, rádio, streaming de música e aplicativo para encontrar e pagar pelo estacionamento. Através da tela é possível controlar todos os equipamentos do carro, o que permitiu a eliminação de quase todo os botões do painel.

A nova alavanca de câmbio é feita de cristal com desenho inspirado em um diamante, que fica próxima ao botão de partida do motor. O XC90 também traz um novo pacote sofisticado de tecnologia de segurança, que inclui sistemas de frenagem automática e de proteção na estrada em caso do motorista perder o controle do veículo. Eles identificam o que está acontecendo, apertam automaticamente os cintos de seguranças para proteção dos passageiros e acionam almofadas nos assentos para absorção de impacto.

Segurança

Segundo a Volvo, o XC90 2015 é o primeiro veículo com novo sistema de frenagem automática Volvo XC90 2015 017 destaquecapaz de identificar outros veículos, ciclistas e pedestres tanto durante o dia quanto à noite. As novas tecnologias fazem parte do programa da montadora para que nenhuma pessoa morra ou fique gravemente ferida em um de seus veículos até 2020.

O SUV também incorpora um novo sistema de condução semiautônoma para o trânsito urbano, que o movimenta no anda-e-para de um congestionamento sem a intervenção do motorista, que fica livre da estressante tarefa de controlar o veículo. É o primeiro passo para a futura implantação de direção completamente autônoma.

Como parte das ações de lançamento, a Volvo apresentou uma edição limitada na Europa disponível apenas para venda online. As primeiras 1.927 unidades serão numeradas  e terão itens exclusivos. Elas poderão ser equipadas com motor turbo supercharged de 2.0 litros (T6), que entrega 324 cv de potência e 40,78 kgf.m de torque, ou biturbo diesel (D5), de 228 cv e 47,84 kgf.m. Nos dois casos, a transmissão é automática de oito velocidades.

Volvo XC90 2015 009 destaqueA versão limitada tem a cor preta ônix, rodas de liga leve de 21 polegadas de oito raios, revestimentos dos bancos em nappa na cor âmbar e preta no painel, com detalhes de acabamento em madeira.

Para melhorar a dirigibilidade, a Volvo passa a usar pela primeira a suspensão dianteira double-wishbone no XC90. Na traseira, é multilink e independente para cada roda. O modelo top de linha do utilitário esportivo será híbrida plug-in (a bateria pode ser recarregada em uma tomada doméstica). Batizada de T8, a motorização associa um 2 propulsor a gasolina 2.0 turbo de quatro cilindros para impulsionar as rodas dianteiras e um motor elétrico de 81 cv que age sobre as rodas traseiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *