Carro esportivo elétrico brasileiro está previsto para 2016

O CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicação), instalado em Campinas (SP), vai participar do projeto de desenvolvimento de um carro esportivo elétrico brasileiro previsto para ser lançado em 2016. É projeto Arion, que está sendo desenvolvido pela Eletric Dreams, empresa de São José dos Campos (SP). A fundação de Campinas será responsável pela criação das baterias que alimentação os quatros motores – um para cada roda – e os inversores.Eletric Dreams Arion 003 destaque

O modelo de luxo terá 1.072 cavalos de potência, irá da inércia aos 100 km/h em 2,7 segundos e atingirá os 300 km/h. A autonomia será entre 300 e  400 km. Atualmente, ele existe em um modelo em escala 1:4 usado para teste em túnel de vento. A expectativa é vender 20 unidades por ano, mas ainda não há um preço estimado.
O carro será plug-in, o que traduzindo significa que as baterias poderão ser recarregadas em uma tomada doméstica, o que levará de 8 a 10 horas. O tempo será reduzido para menos de 1 hora em um eletroposto com equipamentos adequados para esse tipo de recarga.

O esportivo de dois lugares terá chassi de fibra de carbono e kevlar, material leve e resistente usado em coletes à prova de bala. O sistema de armazenamento de energia deverá usar baterias de íons de lítio e ultracapacitores, contando com sistema de recuperação de energia gerada na frenagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *