Fórmula E chega para discutir o futuro dos carros elétricos

Edimarcio Augusto Monteiro
edimarcio@testrider.com.br

A Fórmula E tem sua primeira corrida neste sábado (13) com a missão de mostrar que o futuro do carro é ser elétrico. É uma categoria com monopostos 100% elétricos, promovida pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), que busca popularizar a tecnologia, passar que os veículos “abastecidos” em tomadas são ecologicamente corretos, difundido conceitos de energia limpa, mobilidade e sustentabilidade.

Fórmula E 008 destaque

Muitas montadoras apostam investem pesado nessa área. O marketing é de veículos amigos do meio ambiente, que não poluem a atmosfera. Os carros elétricos já circulam principalmente nos países europeus, mas estão longe da realidade do dia-a-dia das ruas brasileiras. Um raro exemplo é o BMW i3 lançado esta semana por salgados R$ 225.950 (clique aqui para ler a reportagem).

Como um atrativo, a Fórmula E tem três brasileiros entre os 20 pilotos das dez equipes da categoria. Lucas di Grassi corre pela Audi Sport ABT, Bruno Senna é da Mahindra Racing e Nelsinho Piquet está Fórmula E 010 destaquena China Racing. As corridas poderão ser acompanhadas no Brasil através do canal pago Fox Sports, que transmitirá toda a temporada, que terá dez etapas ao redor do planeta. A primeira é em Pequim, na China. À 1 hora (horário de Brasília) é o treino, e a corrida começa às 4h30.

Os carros da Fórmula E têm motores que geram o equivalente a 274 cavalos de potência, que poderão ser usados nos treinos e corridas de qualificação. Durante a prova, a potência é limitada a  205 cv. O chassi é produzido pela Spark Racing Technologies em conjunto com a Dallara, os motores são fornecidos pela McLaren, o câmbio é da Hewland e a Williams é responsável pelo Kers, sistema de recuperação de energia gerada na frenagem.

Diferenças

A Michelin entra com os pneus, que usa a mesma borracha encontrada nos carros de rua, tem 18 milímetros de largura e ranhuras, sendo os mesmos para pista seca e chuva. A Renault entra como parceria técnica, responsável pela supervisão e integração de todos os sistemas. Entre os principais Fórmula E 002 destaquepatrocinadores estão a DHL, Virgin, Mahindra e Audi.

As estratégias de controle de consumo de energia são fundamentais para a vitória. É como ocorre na Fórmula 1, mas as diferenças entre as categorias são muitas. No pit stop as baterias não são recarregadas. O piloto tem de trocar de carro. Também não haverá o ronco dos motores – e olha que já tem muita gente reclamando do som do V6 da F1. Há um ruído diferente, algo com que os ouvidos terão de se acostumar. Na Fórmula E, os treinos, qualificação e corrida ocorrem no mesmo dia. Outra diferença é que as provas são sempre em circuitos de rua.

A Fórmula E ajudará a ampliar a discussão em torno do tema e contribuirá para encontrar algumas soluções, como maior autonomia, avaliação de segurança e avanço da tecnologia. Se o futuro é dos carros elétricos, somente o tempo dirá.

Calendário da Fórmula E

  • Etapa 1: 13/09/2014 – Pequim, China
  • Etapa 2: 22/11/2014 – Putrajaya, Malásia
  • Etapa 3: 13/12/2014 – Punta del Este, Uruguai
  • Etapa 4: 10/01/2015 – Buenos Aires, Argentina
  • Etapa 5: 14/02/2015 – A definir
  • Etapa 6: 14/03/2015 – Miami, Estados Unidos
  • Etapa 7: 04/04/2015 – Long Beach, Estados Unidos
  • Etapa 8: 09/05/2015 – Monte Carlo, Mônaco
  • Etapa 9: 30/05/2015 – Berlim, Alemanha
  • Etapa 10: 27/06/2015 – Londres, Inglaterra

Equipes e pilotos

  • Amlin Aguri (GBR) – Ketherine Legge (GBR) / Antonio Felix da Costa (POR)
  • Andretti Autosport (EUA) – Franck Montagny (FRA) / A confirmar
  • Audi Sport ABT (ALE) – Lucas di Grassi (BRA) / Daniel Abt (ALE)
  • China Racing (CHI) – Nelson Piquet (BRA / Ho-Pin Tung (HOL)
  • Dragon Racing (EUA)– Mike Conway (ING) / Jerome D’Ambrosio (BEL)
  • E.Dams Renault (FRA) – Nicolas Prost (FRA) / Sébastien Buemi (SUI)
  • Mahindra Racing (IND) – Karun Chandhok (IND) / Bruno Senna (BRA)
  • Trulli (SUI) – Jarno Trulli (ITA) / Michaela Cerruti (ITA)
  • Venturi Formula E Team (MON) – Nick Heidfeld (ALE) / Stéphane Sarrazin (FRA)
  • Virgin Racing (GBR) – Jaime Alguersuari (ESP) / Sam Bird (GBR)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *