Porsche revela segredos em exposição

Os apaixonados pela Porsche poderão conhecer um pouco mais sobre os segredos da montadora através de protótipos de carros que nunca chegaram ao mercado. A montadora alemã vai realizar. a partir de quarta-feira (17/9) até 11 de janeiro, a exposição “Project: Secret” em seu museu em Stuttgart, com raridades que ficam longe dos olhos do público. São 14 protótipos, como o 989, modelo do tipo Panamera, e o 984, um roadster de dois lugares muito à frente de seu tempo.

A fabricante revela que apenas para a produção do Macan foram construídos cerca de 190 protótipos, o que revela o investimento milionário feito para a criação de um veículo. O 984 é um dos destaques da exposição. Ele foi concebido como um carro pequeno e relativamente barato para atrair consumidores mais jovens. O desenvolvimento começou em 1984, com o conceito sendo equipado com um motor boxer de 2.0 litros, de quatro cilindros, instalado na traseira, com potência entre 120 e 150 cv. Os designers também criaram uma versão conversível com tração integral. Porém, o projeto foi arquivado em 1987 devido à desvalorização do dólar.

Já o 989 foi projetado em 1988 como um “carro esporte da família” e com previsão de chegar ao mercado em 1995. Foi equipado com um V8 de 4.2 litros, que produzida 350 cv, o que lhe permitia chegar aos 279 km/h. No entanto, a realidade não funcionou como os cálculos internos e o carro custaria 150 mil marcos alemães, três vezes mais do que a projeção das montadora, o que limitaria as vendas a apenas 15 mil unidades por ano.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *