Galeria CB500X ABS 2015: moderna, versátil e segura


Avaliação

Modelo Crossover tem atributos para ser a mais vendida da família de entrada na alta cilindrada da Honda ao lado das irmãs naked (CB 500F) e esportiva (CBR500R)
Texto: Johnny Inselsperger
Fotos: Osvaldo Furiatto Jr

A Honda CB 500X compartilha vários componentes com suas irmãs, as CB 500F e a CBR 500R, mas as diferenças a tornam a versão mais confortável para pegar estrada e com a melhor posição do corpo para enfrentar as esburacadas ruas e avenidas das cidades. Por esses dois motivos, o modelo Crossover deve ser o mais vendido da nova família CB 500.

Apesar do visual offroad, a CB 500X, é uma moto urbana como suas irmãs, inclusive compartilha 55% das peças, inclusive as rodas de aro 17” e os mesmos pneus com as outras duas versões da família CB 500. Mas por R$ 1,5 mil a mais a Crossover tem para-brisa, a posição do corpo mais relaxada com o corpo reto, os braços não recebem os impactos das imperfeições do piso e as pernas pouco flexionadas demoram mais para doer na estrada. O tanque é 1,6 litro maior tem capacidade para 17,3 litros. O assento único é mais confortável. Piloto e garupa rodam com menor turbulência do vento, enquanto suas irmãs partilham assento em duas partes.
A CB 500X ainda tem mais vocação para estrada graças as suspensões com 20mm maior de curso na dianteira e traseira e melhor estabilidade graças aos também 20mm a mais no comprimento, com 2.095mm. A Crossover é um quilo mais pesada que sua irmã naked e um quilo mais leve que a esportiva com 182 kg na versão avaliada com ABS e 180kg na Standard.

Os 1.473 quilômetros percorridos durante a avaliação foram bem divididos entre cidade e estrada e a média de consumo ficou em 23,12km/l, que rende uma autonomia de 400 quilômetros. Na avaliação dos outros modelos a CBR 500R teve a pior média, com 22,81km/l. Com certeza por ser o modelo que mais convida o piloto para acelerações mais fortes. A CB 500F foi a mais econômica com 24,9km/l de média.

Na cidade a CB 500X é ágil e rápida nas respostas, sejam ciclísticas e do motor de 471 cm³ com dois cilindros e refrigeração liquida que atinge 50,4 cv de potência máxima 8.500rpm e torque máximo de 4,55 kgf.m a 7.000rpm que vibra muito pouco. A entrega dessa força é suave e linear, ideal para quem já tem motos de 250cc e 300cc, mas não chega a assustar quem vem de cilindradas menores. A CB 500X e tão dócil que permite ser a primeira moto, mas o ideal é que o piloto tenha pelo menos 1,75m de altura, já que a altura do assento ao solo é maior que sua irmãs. Apesar do bom torque desde as baixas rotações, na CB 500X, o câmbio com 6 velocidades tem trocas suaves e as trocas para subida de giros deixam a pilotagem divertida no trânsito.

O modelo avaliado é equipado com freios ABS que evitam o travamento das rodas. Na terra ele é acionado precocemente e exige atenção para não levar sustos, mas no asfalto aumenta a eficiência nos acionamentos dos disco com 320mm na dianteira e 240mm na traseira. O motor faz parte do quadro de aço tipo diamante.
A Honda CB 500X está disponível nas cores cinza e vermelha e preço sugerido de R$ 23.500 na Standart e R$ 25.000 com ABS.

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