VW apresenta novo motor de quatro cilindros de 272 cv

A Volkswagen apresentou, nesta terça-feira (11), na Alemanha, um novo motor de 2.0 litros turbodiesel, de quatro cilindros, que entrega 272 cavalos de potência. É bem mais do que os 180 cv do biturbodiesel da Amarok vendida no Brasil. O novo propulsor é para atender as novas regras de emissões de CO2 que entrarão em vigor na União Europeia em 2020. O EA288 será usada em toda a linha da Volkswagen, o que na Europa significa que também equipará os carros.

De acordo com a montadora, o novo motor reduz em 14% o consumo e as emissões em relação ao propulsor de 240 cv atualmente usado. Entre as novas tecnologia usadas estão um turbocompressor de dois estágios com acionamento elétrico, sistema de injeção common rail que opera com pressões de até 2.500 bar e sistema de comando de válvulas variável recém-projetado.

Para efeito de comparação, o bloco entrega 10 cv a mais do que o V6 3.0 a diesel usado no Touareg. A Volkswagen não forneceu dados sobre o torque do motor, mas fala-se em algo próximo a 51 kgf.m. A montadora também divulgou que passará a usar um novo câmbio automático de 10 velocidades de dupla embreagem a partir de 2016. Com o codinome DQ511, a nova caixa foi projetada para lidar com cargas de torque de até 56 kgf.m, o que sugere que pode ser acoplado com uma vasta gama de motores da Volkswagen.

Volkswagen apresenta novo motor a diesel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *