Galeria Honda lança NXR 160 Bros 2015 totalmente nova


EVOLUÇÃO
Modelo Utility On Off ganhou força, potência e está mais bonita, confortável, segura e mais fácil para pilotar e sem consumir mais, segundo a montadora que decidiu manter o preço do modelo anterior.

Texto: Johnny Inselsperger
Fotos: Divulgação

A Honda já dominou muito próximo dos 100% do mercado de motocicletas da categoria Utility On Off de baixa cilindrada com a NXR 150 Bros, mas perdeu terreno com o lançamento da Yamaha Crosser 150.

Segundo o gerente de planejamento, Maurício de Alcântara Silveira, a Honda ainda detém entre 83% e 84% do mercado, mas mostra que pretende reaver boa parte do terreno perdido para a concorrência com o lançamento da Utility On Off NXR 160 Bross com duas versões.

Uma moto 90% nova, que está com visual completamente renovado e moderno. A frente ficou imponente com o conjunto ótico maior e as aletas que deixam a Bros 160 mais ‘musculosa’. Nas laterais, o design ganhou esportividade e comparando com o modelo anterior, está mais robusta e imponente.

A pequena carenagem do motor é parecida com fibra de carbono, o que também proporciona esportividade ao modelo. A NXR 160 Bros é o primeira motocicleta de baixa cilindrada a utilizar a tampa de combustível fixa ao tanque, que além da dar requinte, facilita na hora de abastecer. As alças para a garupa estão maiores, mais bem posicionadas e integradas com o bagageiro. Na traseira, a lanterna ganhou efeito 3D, que melhora a visualização.

A Bros 160 tem painel todo digital, com relógio, indicador de combustível em barras na lateral esquerda, velocímetro e o hodômetro total e parcial, enquanto A Bros 150 era analógico.

O escapamento está mais vertical e além da sensação de esportividade, também atua para centralização de massa, que deixa a moto mais fácil para ser controlada.


Motor

A Honda preparou outro motor para a NXR 160 Bros, que ganhou torque e potência sem aumentar o consumo, segundo o fabricante. O propulsor monociclindrico foi dos 149cc para 162,7cc, com injeção eletrônica e refrigeração a ar e pode rodar com etanol, gasolina ou os dois misturados.

Durante as primeiras impressões, o circuito era repleto de subidas íngremes e a força do motor, desde as baixas rotações foi o que chamou mais a atenção. O torque máximo na Bros 150 era de 1,39 kgf.m com gasolina e 1,53 kgf.m com etanol a 6.000rpm. Já na Bros 160 2015 o torque máximo chega antes, já aos 5.500rpm e saltou para 1,46 kgf.m com gasolina e 1,60 kgf.m com etanol.

Na nova Bros 160 o tempo de reação do acelerador ao fechar e abrir na sequência foi reduzido graças ao recirculador de gases instalado no escapamento, que melhora as respostas nas retomadas de velocidade e faz diferença durante as ultrapassagens e mesmo no trânsito urbano. O câmbio com 5 velocidades tem trocas justas e macias e ajudam muito até na parte do conforto do piloto.

Ergonomia

A oportunidade de rodar com o modelo anterior durante a apresentação da NXR 160 Bros permitiu perceber que as respostas estão mais rápidas nas mudanças de direção e a sensação de segurança aumentou nas curvas no novo modelo.

O guidão mais largo e alto recebe ainda menos o peso do corpo sobre os braços e ainda facilita o controle nas manobras. Ele também está mais próximo do piloto e permite melhor agilidade e maneabilidade nas manobras. Com maior potência, a velocidade final aumentou e a Bros 160 tem novo ângulo do caster e trail e maior distância entreeixos para melhorar a estabilidade nas retas. O reposicionamento da pedaleira deixa a perna do piloto menos dobrada. A nova posição do corpo oferece mais conforto, principalmente em viagens.

E por falar em conforto, o assento da Bros 160 tem mais espuma e cresceu, cobrindo parte do tanque, onde fica mais estreito e compensa o aumento na altura que é de 842mm do banco até o chão.

O chassi é novo com quadro de aço e apesar de manter o berço semiduplo, tem um novo formato no tubo principal que deixou o tanque de combustível mais baixo, também colaborando para centralizar o peso e melhorar a agilidade e o controle da Bros 160.

Freios

A nova Honda NXR 160 Bros 2015 será oferecida em duas versões, a ESD e a top ESDD, que ganhou um disco de freio na traseira com 210mm e um pistão. Toda Bros 160 terá freio a disco na dianteira com 240mm e dois pistões. Os freios estão bem dosados e transmitem confiança.

O início do faturamento da nova Honda NXR Bros 160 ESDD está marcado para o dia 20 de novembro e além de oferecer 3 anos de garantia, ainda fará a troca de óleo grátis nas revisões periódicas.

Com todas as mudanças, o modelo Utility On Off da Honda de entrada, a NXR 125 Bros KS deixa de ser fabricada e o modelo NXR 125 Bros ES continua na linha. Também não será mais produzida a versão ES para a Bros 160.

A nova NXR 160 Bros será oferecida nas cores vermelha, branca e preta com preço sugerido de R$ 9.350 para a versão ESD (o mesmo valor que a Bros 150 ESD era vendida) e R$ 9.650 para a ESDD.

15 Comments

  1. marcos

    Acredito que será lançada a parir do dia 20 de fevereiro… ou de janeiro em diante, mas antes de janeiro creio que não seja verdade… essa fonte que diz que será dia 20 de novembro vem de onde??? que garantia???

    Até lá…

    • Johnny Inselsperger

      Olá Marcos! A informação foi passada pelo fabricante da motocicleta durante a coletiva de imprensa que antecedeu o teste para as primeiras impressões da nova Bros 160.

  2. linda moto

  3. jardir silva perroud

    lindissima moto

  4. Victor Gonsalves

    O preço nas concessionarias da ESDD está 11.400,00 e não como o sugerido de 9.650.

    • Jayro Rodrigues

      Aqui em Fortaleza/CE, não encontrei a ESDD por menos de R$ 11.000,00…

      • Carlos Eduardo

        ONDE?

  5. angelica camila salvina

    Ha previsão de quando este novo modelo ira chegar em Uberaba mg e qual sera a sugestão de preço nas concessionarias da ESDD está 11.400,00 e não como o sugerido de 9.650 lindíssima moto a Honda esta de parabéns.

    • adriano

      Aqui em santa Catarina a esdd esta 12.240 muito acima dos 9.650 sugeridos pela honda ne

  6. Neri Prates

    Essa nova nxr bross 160 esdd certamente vai emplacar e fazer a cabeça dos amantes desse modelo. Parabens!!

  7. Renata moura

    Os freios da nova bros tem abs?

    • edimarciomon

      Bom dia, Renata!

      A Honda NXR 160 Bros tem freios a disco, mas sem ABS.

      Obrigado por visitar o site!

      Equipe Test Rider

    • edimarciomon

      Bom dia, Raymundo!

      A Toyota SW4 2016 ainda não foi lançada. A 2015 tem preços sugeridos pela fábrica de R$ 114.050 a R$ 184.850, sem contar opcionais e frete. Ela pode ser equipada com motor flex de 2.7 litros, de 163 cavalos, com opção de câmbio manual de cinco velocidades ou automático de quatro marchas. Há ainda a versão turbodiesel de 3.0 litros, com 163 cv e transmissão automática de cinco velocidades.

      Obrigado por visitar o site!

      Equipe Test Rider

  8. A Bross 160 e mais baixa que a 150

  9. ALISSON

    QUANTO É A MOTO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *