Audi anuncia novo diesel feito com ar, água e eletricidade

A Audi anunciou que está realizado pesquisa para o desenvolvimento de diesel sintético, feito com ar, água e eletricidade verde (gerada por fontes renováveis). De acordo com a montadora, a nova planta em Sunfire, na Alemanha, está criando o e-diesel, que tem o dióxido de carbono presente no ar como uma das matérias-primas. Apesar de a receita parecer simples, o processo é bastante complexo. De acordo com a Audi, o dióxido é extraído do ar utilizando um método de captura direta de ar desenvolvido pela Climeworks. Em outra parte da planta, uma unidade de eletrólise – alimentado por eletricidade verde – divide a água em hidrogênio e oxigênio.

O hidrogénio reage com o dióxido de carbono em um dos processos químicos realizados a 220 grau e uma pressão de 25 bar para produzir um líquido energético. Esse processo dá origem a compostos de hidrocarbonetos, que é chamado Azul Bruto. A unidade fabril tem capacidade para produzir cerca de 160 litros de Azul Bruto por dia e cerca de 80% desse material são convertidos em diesel sintético.

A diz montadora que o e-diesel é livre de enxofre e inflama com muita facilidade graças ao seu alto número de cetano. A empresa acrescenta que as suas propriedades químicas permitem que seja misturado em qualquer proporção com o diesel fóssil. Isto significa que ele pode ser usado como um combustível.

Audi e-deisel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *