Surge um carro impresso em 3D totalmente viável, até no preço

Um carro totalmente funcional foi feito usando-se uma impressora 3D. O projeto StreetScooter C16 foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Aachen, na Alemanha, com a fabricante da impressora, a Stratasys, e outras 79 empresas. O carro elétrico levou 12 meses para ficar pronto através de uma tecnologia revolucionária para o mercado automotivo.

Segundo os cientistas do Departamento de Engenharia de Produção de Componentes da universidade, o StreetScooter é competitivo em relação aos carros convencionais em termos de preço, desempenho, segurança e sustentabilidade. Ele é um veículo para uso urbano, pesa 450 quilos (sem as baterias), tem autonomia de 100 km e atinge a velocidade máxima de 100 km/h. O carro se tornou viável porque os pesquisadores conseguiram imprimir peças em material ABS digital rígido com até 1 metro de comprimento.

Foram produzidas peças como painéis frontais e traseiros das portas, para-choques, saias laterais, para-lamas, máscaras dos faróis e outros componentes internos. De acordo com o professor Achim Kampker, a tecnologia 3D multimaterial permite que “os veículos possam ser facilmente customizados para clientes específicos, nos permitindo fazer projetos com dinamismo.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *