Honda CTX 700N: quebrando os paradigmas

Custom foge do conceito de linhas clássicas e surpreende na pilotagem

Texto: Johnny Inselsperger
Fotos: Osvaldo Furiatto Jr

Honda CTX 700N

A custom importada da Honda, CTX 700N inova no visual que foge do conceito de linhas que remetem ao passado e surpreende durante a pilotagem. Mas as qualidades dessa custom vão além: ela é capaz de fazer mais de 30 quilômetros com apenas um litro de gasolina ou chegar próximo dos 180km/h.

O visual futurista, sem faróis redondos e a cor preta fosca sem cromados já indica que a Honda CTX 700N é diferente. Equipada com motor de dois cilindros, com 670 cc e refrigeração líquida, o funcionamento é suave. A entrega dos 47,6 cv a 6.250 rpm de potência máxima e o torque máximo de 6,12 kgf.m a 4.750 rpm são entregues de maneira suave e linear, o que dá prazer ao dirigir, mesmo para os menos experientes.

O que causa estranheza no começo é o corte da potência do motor quando atinge os 6.500 giros. Por isso, a CTX 700N é tão econômica. Durante a avaliação foram percorridos 805km e a média de consumo ficou em 27,4km/l. O câmbio com 6 velocidades tem engates precisos e as trocas de marchas são bastante agradáveis.

A suspensão monochoque na traseira não castiga das costas, mesmo com garupa. Ela é ágil e leve nas mudanças de direção e boa para deitar nas curvas, mas se abusar, as pedaleiras raspam.

Como ocorre na maioria das custons, a posição do pedal do freio traseiro é bem avançada e exige que o piloto estique bem o pé para acionar. Mesmo com o freio a disco eficiente, o acionamento demora um pouco mais. Já o freio dianteiro também foge do tradicional, já que a maioria tem um efeito borruchudo e na CTX700N é preciso nas respostas.

A iluminação do farol possibilita boa visão e o painel é simples, mas com as informações necessárias. A barra digital do conta-giros é muito importante para evitar o corte do motor na CTX 700N. Por isso, ela deveria ter uma diferença na cor ou tamanho da barra alertando que o motor vai cortar a potência nos 6.500rpm facilitando a visualização durante a pilotagem.

A Honda CTX 700N está disponível apenas na cor preto fosco e tem preço sugerido pelo fabricante de R$ 32.077,00

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *