Volkswagen se torna a maior montadora do mundo em 2014

O Grupo Volkswagen tornou-se a maior montadora do mundo em 2014, ultrapassando a Toyota, de acordo com pesquisa da consultoria focus2move divulgado neta segunda-feira (5). A empresa alemã emplacou 9,91 milhões de unidades, contra 9,81 milhões da japonesa, que era líderVolkswagen logotipo 001 desde 2009. É a primeira na história do setor automotivo após a 2ª Guerra Mundial, que terminou em 1945, que um grupo europeu assume a liderança de vendas de carros e comerciais leves e também é a primeira vez que a Volkswagen ocupa o primeiro lugar.

As norte-americanas General Motors e Ford se alternaram na liderança por décadas, mas a crise econômica de 2008 quase levou as duas à falência em as tirou do primeiro lugar. Segundo a consultoria, o avanço do Grupo Volkswagen se deve, principalmente, pelo desempenho das marcas Skoda e Audi, que cresceram 10,2% e 93,%, respectivamente. Ele é dono ainda da Seat, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Porsche, Ducati, Scania e MAN.

Os dados da focus2move são referentes às vendas em 110 países. Na divisão por marcas, a Toyota se mantém na liderança, com 8,3 milhões de unidades, com a Volkswagen aparecendo em segundo lugar (6,5 milhões), Ford (5,8 milhões) e Chevrolet (4,8 milhões).  Veja os dez maiores grupos automotivos de 2014 de acordo com a pesquisa.

Quadro venda de veículos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *