Carro autônomo da Audi faz viagem de 885 km sem motorista (vídeo)

Um Audi A7 Sportback fez uma viagem de 885 km sem motoristas pelos Estados Unidos. Jack, como o carro foi batizado, saiu da Califórnia e foi até Las Vegas, onde a tecnologia de direção autônomaAudi A7 Sportback circula sem motorista nos EUA 001 da montadora alemã será apresentada na CES 2015 (Consumer Electronics Show), feira de produtos eletrônicos de última geração. Com uma velocidade máxima de 110 km, para atender a legislação norte-americana, o carro circulou por rodovias e cidades com naturalidade, enfrentando todos os obstáculos e situações rotineiras, como outros veículos, semáforos, cruzamentos, redução do limite de velocidade, para, anda etc.

Foi a mais longa viagem feita por um carro com condução autônoma em todo o mundo e mostra a Audi A7 Sportback circula sem motorista nos EUA 002evolução da tecnologia. Mas não é a primeira viagem sem intervenção do motorista. Em setembro de 2013, um protótipo da Mercedes-Benz, o S500 Intelligent Drive, percorreu 100 km, indo de Mannheim até Pforzheim, na Alemanha. Isso demonstra a figura do condutor ficará obsoleta mais rápida do que pensamos. As montadoras estimam que os primeiros carros autônomos serão lançados no mercado em 2018.

Partida

Mas voltando à viagem da Audi para mostrar a viabilidade da tecnologia, o A7 Sportback saiu de Stanford, na Califórnia, no domingo (4) e passou por uma rodovia no Vale do Silício em direção a Las Vegas. De acordo com a montadora, o carro fez mudanças de faixas, ultrapassagens, aceleração e frenagem sem que nenhum problema fosse registrado. Radares, câmeras de vídeos, sensores de obstáculos e GPS captam dados em tempo real, que são analisados por um computador em milésimos de segundo para controlar o carro. Ele define a velocidade e a distância segura dos veículos em volta.

Mapa Stanford - Las Vegas

Um piloto de teste da Audi ocupou o lugar do motorista para intervir em caso de necessidade. O próprio sistema de pilotagem automática alerta o motorista para tomar o controle do veículo se houver necessidade. Se as advertências por sinais sonoros ou luminosos forem ignorados, como se o condutor estiver dormindo, o sistema automático ativa luzes de emergência e para o veículo no ponto menos perigoso.

Observação: Clicando no ícone da engrenagem no vídeo, você pode acionar legendas em português.

Audi A7 Sportback circula sem motorista nos EUA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *